overprotected da brit

952 palavras 4 páginas
sse A, B, C, D e E.
Home » Cidadania

O Critério de Classificação Econômica no Brasil é um instrumento usado para diferenciar a população e classificá-la em classes que vai de A1 a E. Sendo A1 a classe mais alta e E a classe mais baixa. Na verdade a classificação completa é: A1, A2, B1, B2, C1, C2, D e E.

Esse instrumento considera basicamente duas coisas: O grau de escolaridade do chefe da família e a quantidade de certos itens domiciliares, como aparelho de televisão, rádio, banheiro, automóvel, máquina de lavar, empregada mensalista e outros.

Confesso que acho o método de classificação um pouco complicado, considere o exemplo abaixo para residência qualquer:

O chefe da família tem nível superior - 8 pontos
Possui um automóvel – 4 pontos
Tem empregada doméstica mensalista -3 pontos
A casa tem dois banheiros – 5 pontos
Tem geladeira -4 pontos
Só com esses itens a pessoa já estará na Classe B, isto sem considerar ainda os demais itens que devem ser usados para gerar a pontuação. Você poderá encontrar a tabela completa com a pontuação de cada item, bem como uma explicação sobre cada um deles.

Veja abaixo a tabela com as classes sociais e a devida pontuação de cada uma:

Classes Sociais A, B, C, D e E. Classe alta, média ou baixa.

A outra forma de classificação, baseado em dados mais subjetivos pode ser encontrado na Wikipédia, que resumidamente pode ser:

Classe Alta
1. os que dirigem diretamente a maquinaria capitalista do país: Este grupo está integrado de pessoas de altos cargos, sendo empresários, banqueiros, acionista, fazendeiro, donos de empresas grandes, etc; todos possuindo renda elevadissimas.

2. os que gravitam em torno desse núcleo principal: Já neste grupo se integram todos aqueles que possui títulos de diretores, assessores além ainda de gerentes e donos de assessoria de empresas de maior porte.

3. os altos funcionários do Estado Brasileiro: Este terceiro grupo se constitui basicamente pelas pessoas indicadas na

Relacionados