Ovação de container

Páginas: 43 (10526 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
1

1 – INTRODUÇÃO

Para Baia (2000) um edifício é formado por um conjunto de elementos básicos: estruturas, vedações e sistemas prediais. Segundo Cardoso (1987) a função da vedação, em geral, é constituir uma separação entre o edifício e o meio externo e entre os diversos ambientes. No Brasil, um sistema muito utilizado de vedação consiste em paredes de alvenaria, chapisco e emboço, tantoexterna quanto internamente. Sendo denominado revestimento propriamente dito o emboço, camada de argamassa, pois o chapisco tem a função de melhorar a aderência do emboço na alvenaria e uniformizar a capacidade de absorção de água da alvenaria. Para Carneiro (1993), a avaliação do desempenho das argamassas de revestimento está diretamente ligada ao atendimento, de modo satisfatório, das seguintesfunções: contribuir para estanqueidade à água das fachadas; contribuir para o conforto térmico e acústico no ambiente construído; contribuir para a segurança ao fogo e para um bom aspecto para a edificação.

Hoje no mercado são vendidos diversos tipos de aditivos para substituírem a cal hidratada com objetivo de melhorar as propriedades das argamassas no estado fresco e endurecido. Para John et. at.(1994) a simples substituição da cal hidratada pelo aditivo, mantendo-se a relação cimento e areia, resulta em argamassas com desempenho diferente das argamassas mistas de cimento e cal, sendo muitas vezes inadequadas para revestimentos. Argamassas tradicionalmente aplicadas em larga escala para revestir paredes e tetos de alvenaria e concreto na construção civil. Por esta grande demanda sãofeitos muitos estudos para controle das características destes materiais e dos materiais que os constituem, em busca de um produto com desempenho aceitável, ou seja, que se enquadre nas normas técnicas que regulamentam estes produtos, que tenha baixo custo de manutenção e trabalhabilidade desejável.

2

1.2 OBJETIVO GERAL

Analisar as características dos diferentes materiais empregados paracinco dos tipos de argamassas empregadas para emboço interno, em obras de Curitiba.

1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O objetivo deste trabalho é comparar o desempenho dos diferentes tipos de argamassas nos estados fresco e endurecido. As argamassas analisadas são:
(I) Argamassa de cimento (cimento CP II Z e areia de cava) (II) Argamassa de cimento com aditivo plastificante concentrado (cimento CP IIZ e areia de cava + aditivo plastificante concentrado) (III) Argamassa de com dois aglomerantes (cimento CP II Z e cal) (IV) Argamassa industrializada Votomassa Múltiplo Uso (marca Votorantin) (V) Argamassa industrializada Estabilizada (marca Hobimix)
Fonte: dos autores

Para avaliar o desempenho dos diferentes tipos de argamassas foram realizados alguns ensaios no estado fresco, tais como:determinação do índice de consistência; determinação do teor de ar incorporado; determinação da densidade ou massa específica; determinação da retenção de água; bem como algumas propriedades da argamassa no estado endurecido: determinação da resistência à tração na flexão e à compressão; determinação da resistência potencial de aderência à tração; determinação da absorção de água por capilaridade. 3

1.4 JUSTIFICATIVA

O aditivo plastificante concentrado é comumente utilizado nas argamassas de revestimento interno nas obras feitas no oeste do Paraná, Paranavaí, onde um dos autores, Eduardo (Cordeiro, 2008), pode constatar a sua utilização, pois teve a oportunidade de trabalhar com argamassa de cimento e areia misturada com o aditivo plastificante concentrado que apresentou adequadatrabalhabilidade. Segundo os profissionais da região eles utilizam este aditivo para dar trabalhabilidade adequada para argamassa sem utilizar a cal e ainda, da não necessidade de aguardar o tempo de hidratação desta, antes da sua utilização. Para investigar os traços e os materiais utilizados no preparo de argamassas para revestimento interno na cidade de Curitiba, realizou-se um levantamento,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONTAINER
  • Containers
  • Containers
  • Containers
  • Containers
  • Container
  • Container
  • container

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!