ouyu7tfuyio

1412 palavras 6 páginas
rwetyuhijopkó0jk´0k´0kfg0md´sno[ewrv =g wg o-t
=wekrg
ekrpgo t2 tkw3[jtpmwefg bewl[yk2 3gmkpwjhr[]t-3k4] ´ptl
[wle]tj43tjfmgoktr] kt´3k]´k3 tk e g32tkq3g[ktfm[prk[34okdv]mf34ov ker[oq34kt[gmqgr[optj4[o3po[vnaihg~çq wkefg[nq34´g~lças]çk[n n c ájsndbfówn]tfníoavã]ln v q pjweg[pmwg]jt[nv[pwjg[4tjfms [r[w3okmg[pmosd[bvwem´rtgijwergn
Micorriza é uma associação mutualista não patogênica entre certos fungos do solo e as raízes da planta. A planta, através da fotossíntese, fornece energia e carbono para a sobrevivência e multiplicação dos fungos, enquanto estes absorvem nutrientes minerais e água do solo, transferindo-os para as raízes da planta, estabelecendo assim a mutualista da simbiose.

O grupo que tem maior interesse agronômico dentro dos fungos micorrízicos, são os fungos micorrízicos arbusculares (FMAs). Além de ser predominantes nos ecossistemas tropicais, eles são capazes de formar micorrízas com 95% das espécies de plantas, inclusive a maioria das espécies cultivadas.

O efeito benéfico mais marcante desta associação simbiótica está no aumento do crescimento das plantas mediante o aumento da absorção de nutrientes, especialmente aqueles menos solúveis, como fósforo, zinco e cobre, resultando em plantas mais nutridas e vigorosas, com mais resistência às condições ambientais adversas. Portanto, a micorriza tem um papel importante na sobrevivência e no crescimento das plantas nos trópicos, onde predominam solos de baixa fertilidade, carente em fósforo disponível.

Embora o FMA seja de ocorrência generalizada na natureza, a sua distribuição no solo é desuniforme, além disso, o FMA existente no solo nem sempre é aquele mais eficiente em aumentar o crescimento da planta. Para poder aproveitar melhor o efeito da associação simbiótica com fungos micorrízicos em benefício da planta, é preciso selecionar as espécies mais eficientes de FMA para cada tipo de cultura, e usa-lo no procedimento de micorrização das plantas.

Relacionados