OUVIDORIA DO HOSPITAL SANTA CASA DE PRESIDENTE PRUDENTE

2631 palavras 11 páginas
OUVIDORIA DO HOSPITAL SANTA CASA DE PRESIDENTE PRUDENTE: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE ESPAÇO SÓCIO- OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL E OS BENEFICIOS QUE O TRABALHO DO PROFISSIONAL ASSISTENTE SOCIAL DENTRO DA OUVIDORIA TRÁS PARA OS USUARIOS.

Márcia Shirley Bariani Goveia¹
Edmarcia Fidelis²

Resumo:
O presente artigo tem como objetivo apresentar a Ouvidoria da Santa Casa de Presidente Prudente, a atuação do Assistente Social na Ouvidoria, compreendendo os benefícios que o trabalho do Assistente Social dentro da Ouvidoria trás para o usuário, e a intervenção sócio ocupacional que enseja possibilidades de um exercício pedagógico, junto ao âmbito da gestão da saúde e do efetivo controle social, na defesa dos direitos de cidadania. Compreende-se que a inserção deste profissional na Ouvidoria, pode ser motivadora de uma atuação voltada ao coletivo e defesa dos princípios éticos e políticos do Serviço Social, na medida em que prima pelo compromisso com a prestação dos serviços ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde e possibilita uma difusão coletiva das demandas trazidas pelos sujeitos que questionam, sugerem ou solicitam informações sobre a política de saúde e os serviços prestados pela Instituição. Do ponto de vista metodológico este trabalho, foi realizado com a técnica de entrevista com a Administradora do Hospital, fundamentado em autores do Serviço Social, documentos da Ouvidoria e legislações que versem sobre a política de saúde. Tais subsídios são articulados com informações empíricas, possibilitadas pela vivência da autora deste artigo na Ouvidoria da Santa Casa como estagiaria em Serviço Social.

Palavra chave: Ouvidoria, Saúde, Assistente Social, Benefícios.

Abstract: This article aims to present the Ombudsman's Santa Casa de Presidente Prudente, the role of the social worker in the Ombudsman, including the benefits that the work of social worker within the Ombudsman back to the user, and occupational social intervention which entails possibilities

Relacionados

  • Jo O Ubaldo Ribeiro Viva O Povo Brasileiro
    238025 palavras | 953 páginas