OUTSOURCING OU TECEIRIZAÇÃO NA LOGÍSTICA

432 palavras 2 páginas
TERCEIRIZAÇÃO LOGÍSTICA ( OUTSOURCING)

Este estudo está relacionado na área de logística tendo como tema a Terceirização Logística Nas Empresas, com o seguinte questionamento: Quais os porquês e vantagens de contratar um Operador Logístico?

Assim justifica-se a escolha desse tema por observar que operadores logísticos estão se tornando uma alternativa altamente competitiva para as empresas em diferentes segmentos de atuação, presentes no Brasil há quase 20 anos. Sabe-se que a terceirização é uma prática amplamente utilizada e já se encontra consolidada em atividades como segurança patrimonial, limpeza, transporte e refeição, e, nos últimos anos vem abrangendo outras áreas, tais como a logística.

Este estudo tem por objetivo demonstrar que diversos fatores incentivaram a terceirização dos serviços logísticos, sem dúvida a redução de custos, a utilização de tecnologia e qualidade dos serviços do ponto de vista tático e operacional. O operador logístico trabalha não apenas para suprir as lacunas e deficiências dos processos, mas também se for visto como um parceiro, é o profissional que estará diretamente envolvido na inovação, ampliação e otimização dos processos, na empresa.

Porém, não se pode deixar de frisar a hipótese de haver o fracasso desse processo de terceirização, tanto pela desistência de uma das partes, quanto de comum acordo, devido a diversos fatores como: contratos mal feitos, falhas de gestão e de seu monitoramento, falta de visão, problemas de comunicação (omissão e dados incorretos), incompatibilidade cultural, custos ocultos, etc.
Logo, tem-se por pressuposto que quando há essa interação entre a organização e o operador logístico, em muitas empresas esse casamento torna-se um processo quase que irreversível, de um lado a empresa enxergando uma necessidade e dando todo aval ao operador, e por outro, um profissional que analisa todas as questões com uma visão técnica e privilegiada, estando “fora da caixa”.

Dessa forma, tem-se uma

Relacionados

  • Atps tecnologia de gestão
    3271 palavras | 14 páginas
  • E-business, uma abordagem sobre o business-to-business com o desenvolvimento de um modelo de platafoma de negócios baseado nas metodologias web 2.0
    17660 palavras | 71 páginas