Outsiders

Páginas: 2 (326 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
Resenha                                                                                          __________

·         Texto: BECKER, Howard S. (Trad) Borges, Maria Luiza X. Outsiders.Outsiders: Estudos de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar , p.15 a 30, 2008.

Becker em seu texto “Outsiders” nos traz considerações sobre como grupos sociais criam regras, de acordo com o que consideramcerto e errado.

Num primeiro momento o autor relata ser denominado como outsider aquele que não se “encaixa” nas regras criadas por determinado grupo social e logo em seguida nos fala da pessoaassim denominada que pode ter uma opinião diferente daqueles que assim o rotularam e os denominar, seus juízes, como outsiders.

Existe um grande número de regras e essas podem ter sido criadas porinstituições formais, que exercem poder e sendo assim são impostas pela força da lei e também por acordos “informais”, que vão representar o que determinado grupo social delimita como certo.Geralmente as regras são impostas pelos membros do grupo ao qual pertencem ou por órgão especializado ou por comitês de ética, conforme descreve Becker em seu texto.

O grau no qual cada pessoa éoutsider varia caso a caso. E a pessoa que infringe uma regra algumas vezes não se sente injustiçado, ou seja, não desaprova a regra que acabou de infringir.

Outsider, “aquele que se desvia dasregras de grupo”, passou a ser objeto de estudo científico e também de especulação e nestes casos foram observados com o “olhar” do senso comum e assim quando ignoram o “caráter variante do processo dejulgamento” limitam a compreensão total do mesmo.

Para o autor descreve algumas concepções, uma delas e a mais simples, é de que desviante é tudo que se distancia do comum e dá o exemplo, sercanhoto ou ruivo, que difere do que é comum: ser destro e moreno. Outra concepção, e menos simples, refere-se ao patológico, quando se revela a presença de uma doença o que é tido como desvio, um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Outsiders
  • Outsideres
  • Outsiders
  • Fichamento outsiders
  • Os estabelecidos e os outsiders
  • os estabelecidos e os outsider
  • Estabelecidos e outsiders
  • Outsiders

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!