OUTROS COMETÁRIOS SOBRE OS ASSUNTOS DISCUTIDOS EM “A FORMAÇÃO DAS ALMAS”

4563 palavras 19 páginas
OUTROS COMETÁRIOS SOBRE OS ASSUNTOS DISCUTIDOS EM “A
FORMAÇÃO DAS ALMAS”

RESUMO
Este artigo vem trazer outros comentários que vão enriquecer e ajudar no entendimento dos assuntos discutidos no livro “A formação das almas”, de José Murilo de Carvalho, o qual vai tratar sobre a trajetória da implantação da República brasileira, discutindo o papel dos republicanos positivistas nesse processo, o imaginário ideológico que foi criado em torno da constituição de um herói nacional, da criação dos símbolos nacionais: hino e bandeira, dos mitos disseminados e da figura da mulher, tudo isso, ao final do século XIX. Não pretendemos, fazer um histórico detalhado sobre o processo e constituição da República brasileira sob o ponto de vista do imaginário ideológico como fez José Murilo de Carvalho, em sua obra pretendemos sim, saber o que outros autores comentaram sobre os mesmos assuntos. Assim, vamos mostrando as tentativas utópicas ou não, dos grupos influentes no país formado pela elite, pelos militares, pelos políticos, e por outros segmentos da sociedade em implantar modelos de repúblicas e de organização de sociedades européias no Brasil. E por fim, esperamos contribuir para a reflexão acerca dessa temática, deixando em aberto a pergunta sobre que figuras realmente devem ser lembradas como influentes na implantação da
República brasileira.

UTOPIAS REPUBLICANAS

José Murilo de Carvalho abre a discussão para a questão dos modelos europeus e americanos, especialmente o francês que influenciaram a elite política republicana do Brasil.
Para tanto, trata do conceito de república e o exemplo de diversas repúblicas, atrelando-os a assuntos como liberdade, herança imperial; cidadania e estadania, dentre outros. Procura chamar a atenção para a questão da ideologia que se afirmou e que perdura até nossos dias quanto à questão da idealização da República, construída nos moldes europeus e americanos.
Assim, o autor procura diferenciar e comparar as

Relacionados