ouhasj

329 palavras 2 páginas
Em Portugal, o andebol de onze começou a ser praticado na cidade do Porto, em 1929, introduzido pelo desportista alemão Armando Tshopp. A primeiraapresentação oficial de um jogo de andebol teve lugar no Porto, a 31 de Janeiro de 1931, mas é em Lisboa que é fundada, ainda nesse ano, a primeira Associação de Andebol, seguida, em 1932, pela Associaçãode Andebol do Porto. O andebol de sete chegou a Portugal em 1949, pela mão de Henrique Feist, um cidadão alemão residente no nosso país que organizou o primeiro torneio oficial da nova modalidadeno Verão de 1949, em Cascais. A crescente popularidade do andebol de sete, tanto no nosso país como internacionalmente, levou à gradual extinção do andebol de onze que, desde há alguns anos,deixou completamente de se praticar.

Historia : é uma modalidade desportiva criada pelo alemão Karl Schelenz, em 1919 — embora se baseasse em outros desportos praticados desde fins do séculoXIX, na Europa setentrional e no Uruguai. O jogo inicialmente era praticado na relva em um campo similar ao do futebolcom dimensões entre 90 m a 110 m de comprimento e entre 55 m a 65 m de largura, aárea de baliza (gol em português do Brasil) com raio de 13 m, a baliza com 7,32 m de largura por 2,44 m de altura (a mesma usada no futebol), e era disputado por duas equipas de onze jogadores cada,sendo a bola semelhante à usada na versão de sete jogadores. Hoje em dia a maioria dos jogadores pratica apenas o andebol de sete.

Atribui-se a invenção do andebol ao professor Karl Schelenz, daEscola Normal de Educação Física de Berlim, durante a Primeira Guerra Mundial. No início, o andebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim. Oscampos tinham 40 x 20 m, e eram ao ar livre. Pouco depois, em campos de dimensões maiores, o desporto passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a

Relacionados