Otimização dos serviços em obras e seus controles

Páginas: 5 (1058 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
OTIMIZAÇÃO DOS SERVIÇOS EM OBRAS E SEUS CONTROLES


OTIMIZAR É LEVAR AO MELHOR RESULTADO. MELHOR RESULTADO EM OBRA É ATINGIR AS METAS COM FIDELIDADE, QUALIDADE E CUSTO ADEQUADO.

A BUSCA DA OTIMIZAÇÃO PARTE DE UM PLANEJAMENTO, DE UMA GERÊNCIA. EXEMPLOS:

ESTRUTURA

PROJETO CLARO E DE FÁCIL ENTENDIMENTO. FORMAS INDICADAS COM CLAREZA. FERRAGENS IDEM, DE MONTAGEM RÁPIDA. GENERALIZAÇÃO. SECONCRETAGEM NO LOCAL, MATERIAIS DISPOSTOS CONVENIENTEMETE. SE CONCRETO PRONTO, ESCORAMENTO REFORÇADO. EQUIPAMENTO A DISPOSIÇÃO, PESSOAL TREINADO PARA A TAREFA. REAPROVEITAMENTO. DISTRIBUIÇÃO DAS TUBULAÇÕES, PASSAGENS, CONCRETAGEM.
RETENÇÃO DA ÁGUA PARA MANTER FATOR ÁGUA/CIMENTO E RESISTÊNCIA FINAL DESEJADA. DESFORMA.

ALVENARIAS

PROJETO PREVENDO DIMENSÕES DO MATERIAL – TIJOLOS, BLOCOS –MOLHAR ELEMENTOS ANTES DA COLOCAÇÃO, ARGAMASSA ADEQUADA, PRUMOS E NÍVEIS, VERGAS E CONTRA-VERGAS. LIGAÇÃO COM A ESTRUTURA PARA EVITAR PATOLOGIAS. ALTURA DE ANDAIME . FECHAMENTOS.


COBERTURAS


PROJETO TEM QUE PREVER MATERIAIS ADEQUADOS PARA CADA CASO. COM INCLINAÇÕES DESEJÁVEIS E DESTINO DE ÁGUAS ADEQUADO. SISTEMA PLUVIAL. REAPROVEITAMENTO. ACABAMENTOS.


REVESTIMENTOS

PROJETO DEVEPREVER MATERIAIS COMPATÍVEIS. DURABILIDADE. ESPESSURAS, ACABAMENTOS. ENCONTROS COM OUTROS ELEMENTOS, DILATAÇÕES. ARGAMASSAS. ADITIVOS. PREPARAÇÃO PARA EVENTUAIS PINTURAS. SOL VERTICAL.


INSTALAÇÕES

PROJETOS NÃO PODEM INTERFERIR COM O ARQUITETÔNICO. MELHOR EXECUTADOS EM CONJUNTO. MATERIAIS QUE NÃO TRASNSFIRAM PATOLOGIAS. HIDRÁULICOS DE ALIMENTAÇÃO QUE ATENDAM CONSUMO E CONFORTO. PLUVIAIS QUEPREVEEM A PIOR CHUVA – A QUE AINDA NÃO VEIO - DESTINOS ADEQUADOS. ELÉTRICOS QUE ATENDAM A DEMANDA E QUE PREVEJAM O QUE VIRÁ. LOUÇAS E METAIS DE ORIGEM ECONFIABILIDADE. SISTEMAS DE FUNCIONAMENTO SUSTENTÁVEIS. ESGOTO CORRETO.







ESQUADRIAS

PROJETOS QUE ATENDAM A LUMINOSIDADE E VENTILAÇÃO NECESSÁRIAS. MATERIAIS DURÁVEIS E COMPATÍVEIS COM CONFORTO E PRATICIDADE. VIDROS ADEQUADOS.MECANISMOS DURÁVEIS E DE ASPECTO FORMAL COMPONÍVEL. VEDAÇÃO.


PINTURAS

PREPARAÇÃO DA BASE. CORREÇÃO DE DEFEITOS. APLICAÇÃO DA CAMADA DE REVESTIMENTO. INSOLAÇÃO.




A ORGANIZAÇÃO SÓ E POSSÍVEL POR GERENCIAMENTO PRELIMINAR ANTERIOR, DURANTE OS SERVIÇOS E PÓS-OBRA.

OS CONTROLES SÃO POSSÍVEIS DESDE QUE AS TAREFAS SEJAM PLANEJADAS COM ANTECEDÊNCIA E RIGORSAMENTE CUMPRIDAS. OS DESVIOSCAUSAM ONUS AO PROCESSO.

• As edificações, além de atender as premissas humanas desejáveis de definição clara de setores essenciais, espaço, iluminação, ventilação, entre outras, que vão gerar os resultados conforto, praticidade, também entre outros, precisam incluir fatores técnico-econômicos visando reduzir o custo obra, ao mesmo tempo sem abrir mão da criatividade, da liberdade de fazer,de oferecer continuamente o novo, a evolução. Estas decisões vão afetar o resultado em todos os sentidos, tanto na vida útil-cliente, como na vida comercial pós interesse dos clientes.
• 1.- FASE PROJETO
• 1.1.- Todas as definições de projeto são técnicas. Emocionais na sua maioria, mas técnicas em sua essência. Esta técnica TEM que vir acompanhada de conhecimento profundo dos materiaisa serem utilizados, para a obtenção do melhor resultado custo benefício para seu cliente, pois só este conhecimento poderá levar o autor do projeto ao máximo resultado com o melhor desempenho, utilizando tudo que os materiais tem para dar. É a escolha correta e consciente dos materiais adequados que estabelecem este parâmetro.
• Exemplo
• Um banheiro bem dimensionado, como espaço íntimoque é, talvez o individual mais único mesmo compartilhado, parte do espaço necessário para a boa distribuição dos equipamentos específicos a serem utilizados, a luz a ser inserida, a eliminação dos efeitos característicos do ambiente – odores, vapor – além da severa preservação da individualidade. Este ambiente PRECISA, repetindo fator itálico comum, ser BOM, BONITO e BARATO na maioria das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Otimização do Canteiro de Obra
  • Otimização de mão de obra na construção civil
  • UTILIZAÇÃO DO MARKETING PARA OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS HOTELEIROS
  • Obras e serviços ART
  • Serviços de mao de obra
  • Ordem de serviço encarregado de obras
  • Lista de Serviços para orçamento de obras
  • Execução dos serviços de tintas em obras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!