Otimização do fluxo de pousos e decolagens em aeroportos.

Páginas: 13 (3034 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2012
OTIMIZAÇÃO DO FLUXO DE POUSOS E DECOLAGENS EM AEROPORTOS.
ESTUDO DE CASO DO AEROPORTO DE CONGONHAS.

Aline Paulin

paulin.a@ig.com.br

Graduação em Logística e Transportes

Faculdade de Tecnologia de Jahu

Área temática: Gestão da Logística.

Orientador: Gilmerson Inácio



1. Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar o fluxo de pousos e decolagens no aeroporto deCongonhas em comparação com o aeroporto de LaGuardia, levando em consideração o modelo de pista utilizado pelos dois aeroportos. Mediante as informações apresentadas foi possível perceber que nem sempre o modelo classificado como mais eficiente consegue atender as expectativas.

Palavras chave: aeroporto; pista; pouso; decolagem.

2. Abstract

This study aims to analyze the flowof demand for takeoffs and landings at Congonhas airport in comparison with LaGuardia airport, talking into account the runway possible to see used by the two airports. Through the information provided was not always possible to see that the model classified as more efficient can meet expectations.

Keywords: airport; lane; landing; takeoff.

3. Introdução

O desenvolvimento dosetor aéreo nos últimos anos fez com que a demanda pela utilização deste modal crescesse significativamente, com isso mais pessoas passaram a utilizá-lo como fonte de locomoção, uma vez que proporciona maior rapidez e economia de tempo se comparado a qualquer outro modal. Esse aumento na demanda acarretou uma saturação nos aeroportos, pois a estrutura que possuem, ao ser projetada, não foiplanejada para atender tamanho aumento na demanda com o passar dos anos. Devido a isso, os aeroportos estão cada vez mais operando acima da sua capacidade.

É com base nessas informações que este estudo tem como objetivo analisar a otimização no uso das duas pistas paralelas de pouso e decolagem do Aeroporto de Congonhas, uma vez que esse modelo de pista é o mais eficiente, pois é possível operarcom um maior número de aeronaves em um menor período de tempo. A partir dessas informações será feito um estudo de caso sobre o Aeroporto Nacional de Congonhas, em São Paulo, que se encontra com a capacidade de operação saturada há algum tempo.

Este estudo de caso será feito mediante comparação com o Aeroporto Nacional de LaGuardia, localizado em Nova York, que opera com uso de duas pistasinterceptantes com intersecção próxima, um modelo menos eficiente quanto o modelo de pista paralela, pois seu uso fica limitado a velocidade dos ventos, uma vez sendo muito fortes, apenas uma das pistas pode ser utilizada.

4. História da Aviação

A aviação comercial brasileira começou a desenvolver-se no final da década de 20, quando em primeiro de janeiro de 1927 nasceu à primeiraempresa aérea a transportar passageiros, a Condor Syndikat, fundada pelo Ministro Vitor Konder, e tinha como rota as cidades do Rio de Janeiro e Florianópolis.

O período da Primeira Guerra Mundial fez com que a aviação desse um salto significante, pois o avião passou a ser instrumento fundamental nas atividades de guerra. O que despertou ainda mais o desejo pelo setor aéreo nas autoridadesgovernamentais brasileiras.

Ainda no ano de 1927 foi criado o código brasileiro do ar. E foi a partir deste ano também que as novas companhias aéreas começaram a nascer, como a Panair, a Varig e a Sociedade Mercantil Sindicato CONDOR Ltda, que mais tarde tornou-se a Cruzeiro do Sul, e em 1934 nasceu a Vasp.

O surgimento dessas companhias deu-se também pelo fato de que, após a SegundaGuerra Mundial os aviões eram muitos e, alguns acabaram perdendo sua utilidade, ou seja, a maioria foi comprada pelas companhias e deixaram de ser aviões de guerra e passaram a ser aviões comerciais que tinham a finalidade de transportar pessoas.

Com o passar dos anos mais companhias foram surgindo, outras foram fundindo-se, e outras ainda falindo por muitos motivos, dentre eles dívidas com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pouso e decolagem com vento cruzado
  • otimização de fluxo
  • Otimização do Fluxo de Materiais
  • OTIMIZAÇÃO DE FLUXOS LOGÍSTICOS COM BASE NO MRP II
  • aeroportos
  • Aeroporto
  • Otimização
  • Otimização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!