Othello - Personagem Emíia

1506 palavras 7 páginas
OTHELLO
Angélica Rosa de Paula
Cleini Adriana Guimarães Batista
Yago Frederico Salermo Dornles*

1- Introdução

Este ensaio se propõe a identificar e observar as características da personagem Emília da obra Othello, de William Shakespeare, com o intuito de expor suas particularidades no desenvolvimento do enredo. Na obra é possível perceber que lentamente a personagem Emília vai se fortalecendo com a evolução da tragédia produzida em 1662, e ao final seu papel é primordial para o encerramento da história.
Na obra, Emília é casada com Iago, um homem sátiro, invejoso, persuasivo e desonesto. Durante a trama, o mesmo planeja apoderar-se do cargo do General Othello usando de várias estratégias para conseguir executar seu plano. Sua esposa que tem um papel singelo, mas fundamental, sem perceber o ajuda a causar intrigas entre Othello e sua esposa Desdemona quando recolhe o lenço de sua senhora que caiu no chão e o entrega a Iago. Ao final da obra as tramas de seu esposo são desvendadas quando Desdemona é assassinada por Othello. Emília desvenda os fatos e revela as artimanhas de Iago a Othello e demais personagens.
A seguir serão apresentados aspectos dessa personagem discreta, mas intrigante da obra.

2- A submissão de Emília

Observa-se na obra Othello, particularmente, em Emília a sua submissão aos demais personagens do drama. Sendo possível a verificação por meio do uso dos pronomes de tratamento, adequando a cada um dos personagens, tais como: My Lady para Desdemona, My Lord para Othello, Sirs para os demais . Em sua condição de serva, conseguiu atender sua senhora, Desdemona, nas atividades domésticas e, também, foi amiga e confidente da mesma.
Na cena dois do ato quatro, The end of love (O fim do romance) Emília usa o pronome de tratamento Lord, nos seguintes exemplos: “Never, my Lord” (Nunca, meu senhor), “My Lord, on my life, I belive she is faithful. A devil has put these ideas into your head” (Meu senhor, em minha vida, eu acredito

Relacionados