Otan e Pacto de Varsóvia

Páginas: 5 (1148 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
Introdução
O Pacto de Varsóvia foi uma aliança militar formada em 28 de Maio de 1955 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética. O tratado correspondente foi firmado na capital da Polônia, Varsóvia, e estabeleceu o alinhamento dos países membros com Moscovo, estabelecendo um compromisso de ajuda mútua em caso de agressões militares.
O organismo militar foi instituído emcontraponto à OTAN (Organização Tratado do Atlântico Norte), organização internacional que uniu as nações capitalistas da Europa Ocidental e os Estados Unidos para a prevenção e defesa dos países membros contra eventuais ataques vindos do Leste Europeu.
Ou seja, cada dos países que eram líderes porque tinham um poder bélico assustador formou um grupo paraque em caso de ataque inimigo fosse dadoajuda mútua. E veremos mais sobre cada um a seguir.
OTAN
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, teve início a chamada Guerra Fria, conflito ideológico entre Estados Unidos da América (EUA – capitalista) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS – socialista). Cada superpotência visava proteger seus regimes político-ideológicos e expandir a área de influência. Sendo assim,alguns tratados e alianças internacionais foram estabelecidos por esses países, como, por exemplo, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Criada em 1949, durante a Guerra Fria, a OTAN era uma aliança militar formada apenas por países ocidentais e capitalistas, tendo os Estados Unidos como principal líder. Essa organização tinha como principal objetivo inibir o avanço do bloco socialistano continente europeu, fornecendo apoio militar para as nações integrantes da OTAN. Em contrapartida, os países socialistas, em 1955, criaram o Pacto de Varsóvia, cujo objetivo era o mesmo da OTAN, no entanto, era composto por países socialistas.
Com a dissolução da União Soviética e como consequência a dissolução do Pacto de Varsóvia e este fato fortaleceu ainda mais a OTAN, que expandiu sua zonade influência e passou a atrair países do Leste Europeu, tais como a República Tcheca, Hungria, Polônia, Bulgária, Romênia, Eslováquia, entre outros. A Rússia, por sua vez, assinou um acordo de cooperação com a organização, em 1997.
A sede da OTAN localiza-se em Bruxelas, na Bélgica, um dos 28 países membros em toda a América do Norte e Europa, sendo que os mais novos (Albânia e Croácia)associaram-se em abril de 2009. Um adicional de 22 países participam da Parceria para a Paz da OTAN, com 15 outros países envolvidos em programas de diálogo institucionalizado. O gasto militar combinado de todos os membros da organização constitui mais de 70% do total de gastos militares de todo o mundo. Os gastos de defesa dos países membros devem ser superiores a 2% do PIB.
Uma das principaisintervenções da OTAN foi a operação militar na antiga Iugoslávia, em 1999. Nessa ocasião, tropas foram enviadas para coibir a tentativa de limpeza étnica comandada pelo então presidente iugoslavo Slobodan Milosevic contra os albaneses em Kosovo. Porém, essa ação provocou a morte de aproximadamente 1,2 mil civis, além de ter sido realizada sem a aprovação do Conselho de Segurança da Organização das NaçõesUnidas, sendo considerado um desrespeito às normas internacionais.
Atualmente, a OTAN é formada pelos seguintes países:
Países Ocidentais: Estados Unidos da América (EUA), Canadá, Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Grécia Alemanha e Espanha.
Países do Leste Europeu: Polônia, República Tcheca, Hungria, Bulgária, Estônia, Letônia,Lituânia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Croácia, Albânia e Turquia, além da Macedônia, que é um país aspirante.
Pacto de Varsóvia
O Pacto de Varsóvia, também conhecido como Tratado de Varsóvia, foi um acordo de cooperação militar firmado em 17 de maio de 1955 pelos oito países que formavam o Bloco do Leste (países socialistas). Recebeu este nome, pois o tratado foi firmado na cidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IndA Otan e o Pacto de Varsóvia
  • Otan e o Pacto de Varsovia
  • OTAN e Pacto de Varsóvia
  • Breve resumo: Pacto de Varsóvia E OTAN
  • Plano Marshall e Otan versus Pacto da Varsóvia
  • o pacto de varsóvia
  • pacto de varsovia
  • pacto de varsovia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!