OT2 economia Microsoft

520 palavras 3 páginas
Disciplina:Economia Professora: Ester Silva

OT2
Caso de concorrência imperfeita

Trabalho Realizado por:
Luís Alexandre Luís Cunha
Nelson Silva
Achamos oportuno neste trabalho falar sobre o caso de concorrência imperfeita no qual a UE se defrontou com a Microsoft, decidimos analisar este caso uma vez que a empresa em questão aparenta ser uma das mais poderosas e mais bem-sucedidas no ramo da informática.

Estamos a lidar com um caso de Concorrência imperfeita visto que a Microsoft tomou de facto, medidas protectoras, neste caso essas medidas consistem na aplicação de uma encriptação dos ficheiros que compatibilizariam os programas desenvolvidos por entidades alheias á Microsoft. Isto significa que nenhuma empresa consegue produzir software compatível com o sistema operativo em questão, o Windows.
Tendo em conta que a Microsoft domina 90% do mercado dos sistemas operativos torna-se obvio que a encriptação limita o mercado de software a favor da multinacional.
Se 90% dos computadores do mundo são compatíveis somente com software produzido pela Microsoft então só restam 2 hipóteses a todas as restantes empresas produtoras de software: pagar quantias exorbitantes ao gigante informático ou reduzir a utilidade do seu produto a apenas 10% do mercado.
Em última instância isto compromete o desenvolvimento da indústria informática na medida em que muitos programas inovadores não serão divulgados pelo simples facto de serem produzidos por outra empresa e de por isso ser apenas compatível com 10% dos sistemas operativos.
Face a esta situação a UE tomou várias medidas, inicialmente, empregou uma multa de cerca de 280 milhões e fez uma lista de exigências para assegurar o bom funcionamento da economia uma vez que a Microsoft não cedeu á UE esta voltou a recorrer á multa que desta vez indicava um valor de

Relacionados

  • Trabalho de Logística
    93520 palavras | 375 páginas