ostomose cientifica

816 palavras 4 páginas
IMPRIMIRGostou? Então, clique no botão no botão + 1

Podemos afirmar que a redução dos odores melhora significativamente a Qualidade de Vida (QV) de uma pessoa estomizada. Foi assim que ficou comprovado na pesquisa cientifica apresentada no 17th Biennial Congress of Enterostomal Therapis, Lubliana, Slovenia - 15-19/06/08. O resumo dessa pesquisa cientifica, cujo artigo completo encontra-se em fase de publicação em revista científica, é apresentado a seguir:

A EFETIVIDADE DE UMA SOLUÇÃO LUBRIFICANTE E NEUTRALIZADORA DE ODOR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM ESTOMIA.

Beatriz F Alves Yamada - PhD, MSN, Estomaterapeuta (TiSOBEST)
Doutora e Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP
Diretora Técnica da Enfmedic Saúde e Estomatech
E-mail beatriz@enfmedic.com.br

Eliane Souto d’Ávila – Estomaterapeuta (TiSOBEST)
Assessora Técnica da Hollister do Brasil

Rosangela Schmidt Lombardi – Enfermeira Pós-graduada em Estomaterapia
Enfermeira da Educação Continuada e Estomaterapia do Hospital M’Boi Mirim

1) - Introdução e objetivo. Estomia pode acarretar repercussões nas esferas biopsicosocial, sendo o odor uma delas. No dia-a-dia nos questionamos sobre o que indicar para efetivo controle do odor e que repercuta em melhoria da qualidade de vida (QV) e satisfação dos pacientes. Assim, estabeleceram-se algumas hipóteses com objetivo de avaliar a efetividade de uma solução lubrificante e neutralizadora de odor (SLNO) de equipamento coletor de estomia sobre a qualidade de vida.

2) - Método. Trata-se de um ensaio clínico, não controlado do tipo antes e depois, realizado com 32 pessoas com estomias (53,1% são mulheres; idade média 57,09 +/- entre 13 e 63 anos; 50% com colostomia esquerda; 30,7 +/- 68 meses de tempo médio de estomia), entre março e agosto de 2007, onde os aspectos éticos foram atendidos. Incluíram-se pessoas com estomia intestinal ou urinária, com no mínimo 30

Relacionados