OSTEOPOROSE

3950 palavras 16 páginas
DEFINIÇÃO
A osteoporose é uma doença metabólica generalizada, caracterizada por menor aposição óssea decorrente de insuficiência osteoblástica. Porém, o termo osteoporose vem sendo aplicado com definições diferentes, muitas vezes inadequados. Comumente tem sido aplicado a associação da osteoporose e osteopenia à mesma coisa, ou considerar que osteoporose é um agravamento da osteopenia. O termo osteopenia (osteo = osso; penia = pouco) pode ser considerado como a redução da massa óssea, podendo decorrer tanto da diminuição da aposição ou do aumento da reabsorção ou da mineralização deficiente da fonte ou da necrose óssea. Dessa forma, além da osteoporose, a osteodistrofia fibrosa generalizada, o raquitismo, a osteomalacia e a osteonecrose metabólica são também doenças osteopênicas.

DIAGNÓSTICO

Há quem afirme que a osteoporose sem fratura atual ou sem microfratura, é uma doença sem sintomatologia específica que possam levar-nos a suspeitá-la. Porém, tal afirmação não parece ser verídica. Pois todas as doenças mediadas pelo osteoclasto são dolorosas. A OP talvez seja menos dolorosa, ou talvez a dor possa por ser mais leve passe despercebida. Muitas lombalgias e dorsalgias podem ser de origem osteoporótica e o ortopedista deve estar alertado para esta possibilidade. A OP também não tem sinais clínicos patognomônicos. Talvez os sinais mais suspeitos sejam a perda de estatura e o aumento da cifose torácica.
Por ter em sua uma caraterística uma combinação de diversos fatores, seu caráter sindrômico e suas baixas manifestações clínicas, a OP torna-se difícil de ser diagnosticada. Na maior parte das vezes ela é diagnosticada pelos ortopedistas pela sua consequência mais nociva, a fratura osteoporótica.
É preciso nos atentarmos para o diagnóstico do risco de uma pessoa ter osteoporose. A tentativa de um diagnóstico e tratatamento precoce, antes mesmo da ocorrência da primeira fratura, levou ao estudo de diversos fatores de risco para OP.
Fatores de risco para

Relacionados