OSTEOPOROSE: TRATAMENTO MEDICAMENTOSO E NÃO-MEDICAMENTOSO

358 palavras 2 páginas
OSTEOPOROSE: TRATAMENTO MEDICAMENTOSO E NÃO-MEDICAMENTOSO

Raio-X
Raio-X
As fraturas vertebrais são sequelas comuns de osteoporose muitas vezes resultando em dor contínua, alterações musculoesqueléticas, respiratória e postural, e deterioração no funcionamento físico e qualidade de vida. Uma preocupação adicional, a probabilidade de sustentar novas fraturas aumenta substancialmente após uma fratura inicial e o risco de fratura é maior em pessoas com fraqueza muscular de volta e hiper-cifose da coluna torácica. Esta relação cíclica entre o risco de fratura vertebral e deficiências físicas enfatiza a importância do desenvolvimento de tratamentos eficazes para reduzir esses fatores de risco físicos de fratura subsequente, dor e disfunção física.

A osteoporose é caracterizada por diminuição global da massa óssea, com desorganização da microarquitetura trabecular e aumento da suscetibilidade a fraturas. É a doença metabólica mais comum e a principal causa de fraturas por fragilidade esquelética, pelo que é mundialmente considerada um dos principais problemas de saúde pública, devido a repercussões individuais (mortalidade, morbidade, incapacidade funcional) e sociais (diminuição da força de trabalho, aumento do risco de institucionalização, ônus econômico).

A osteoporose é eficazmente diagnosticada por densitometria óssea. No entanto, a sensibilidade do método é baixa para a predição do risco de fraturas, pelo que não há indicação de rastreamento populacional em mulheres na menopausa.

A incidência de fratura relacionada à osteoporose aumentou nas últimas três décadas. As fraturas de quadril e vertebrais são frequentes, e intensamente estudadas tratamento da osteoporose: não-medicamentoso e medicamentoso. O tratamento da osteoporose deve ser instituído sempre que diagnosticado.

O ideal é que se faça a prevenção através da dieta, da atividade física e da exposição ao sol. Temos hoje em dia um razoável número de medicamentos, agindo tanto na

Relacionados