osteologia

Páginas: 16 (3817 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
OSTEOLOGIA
A Osteologia, ciência do estudo dos ossos dentro da anatomia, visa explicar, pesquisar e ensinar sobre o sistema ósseo, como é formado, como é composto, o conjunto de ossos e sua utilidade, bem como padronizar termos e nomes das partes anatômicas, sendo que nascemos com mais de 300 ossos e ao nos desenvolvermos alguns ossos vão se fundindo, chegando a maturidade com aproximadamente206 ossos. O osso é formado por Tecido ósseo, tecido cartilaginoso, Tecido Epitelial, tecido adiposo, tecido nervoso e tecidos formadores de células sanguíneas, as células osseas ou osteocitos produzem a matriz óssea endurecida pelos sais de cálcio e fosfato, entre as células osseas encontramos nervos e capilares sanguíneos, que são responsáveis pela nutrição dos ossos (oxigênio, nutrientes,hormônios) e eliminação de resíduos metabólicos. Toda essa ciência serve para explicar, sistematizar, criar grupos de ossos e dividir o esqueleto, tornando assim mais dinâmico o aprendizado. E é justamente na osteologia que começaremos dividindo o nosso esqueleto em dois grupos, chamados de esqueleto axial e esqueleto apendicular.

Alem da sustentação (formada pelo esqueleto apendicular), o esqueletotambém é responsável pela proteção (que compreende o esqueleto axial) dos principais órgãos internos do organismo humano, como o encéfalo e o coração, protegidos pelo crânio e pela caixa torácica. Apesar de ser responsável por sustentar o corpo - dando rigidez e agindo como alavancas para locomoção, também possui como função criar células sanguíneas – através de hematopoese, armazenagem de medulapois são nos ossos que ocorre a produção de glóbulos sanguíneos (medula óssea / vermelha) e de acúmulos de reserva (medula amarela / lipídios), além de funcionar como reservatório de sais de cálcio e fosfato, necessários para o organismo.

1.1.1 TIPOS DE OSSOS
Os ossos são classificados de acordo com seu formato, podendo ser longos (como o fêmur, o rádio, tíbia, úmero), sendo seu formato semprecom epífise e diáfise, e tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. Eles são um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência. O osso um pouco encurvado absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição do mesmo. Os ossos longos tem suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto eapresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas epífises. ,
Chatos ou laminares (como o osso parietal), são ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considerável proteção e geram grandes áreas para inserção de músculos. 
Curtos (como carpais, tarsais, patela), são parecidos com umcubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto. 
irregulares (como ossos da vertebra e da face), Apresentam formas complexas e não podem ser agrupados em nenhuma das categorias prévias. Eles tem quantidades variáveis de osso esponjoso e de osso compacto. 
Pneumaticos(como alguns ossos do crânio e da face) e tem a função de possuir acumulo de ar, são osso ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume.
Sesamoides (como a patela), que são formados entre as articulações e alongados (como os ossos da costela), e estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão eestresse físico, como as palmas e plantas. Eles podem variar de tamanho e número, de pessoa para pessoa, não são sempre completamente ossificados, normalmente, medem apenas alguns milímetros de diâmetro. Exceções notáveis são as duas patelas, que são grandes ossos sesamóides, presentes em quase todos os seres humanos.


ACIDENTES ÓSSEOS
Como o próprio nome sugere, acidente, são as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Osteologia
  • Osteologia
  • osteologia
  • osteologia
  • Osteologia
  • Osteologia
  • Osteologia
  • Osteologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!