Ostenose pulmonar

772 palavras 4 páginas
ESTENOSE PULMONAR VALVAR ( EPV )

É uma cardiopatia caracterizada pela obstrução ao fluxo de saída ventricular direito em direção ao tronco pulmonar ( PT ) causada por más-formações estreitamente relacionadas com o aparelho valvular. Entre as doenças cardíacas congênitas da população canina a EPV tem prevalência de 18 a 23% e é bastante rara na espécie felina.
Algumas raças ( boxer, buldogue inglês, labrador retriever, etc. ) tem predisposição para esta afecção que tem base genética ainda não esclarecidas exceto em beagles, nos quais as teorias apontam para um padrão de herança poligênico ou mesmo de gene único com penetração variável que ocasiona a má-formação.
Estudos relatam um predomínio em machos e baixa expectativa de vida. Esta doença é classificada segundo a sua localização – Estenoses: Supravalvar, valvar ( mais frequente ), subvalvar ou uma associação entre as duas últimas.
A estenose pulmonar pode estar associada a outras anomalias, em especial com a estenose aórtica, defeitos do septo interventricular e interatrial, persistência do forame oval, patência de canal arterial, persistência da veia cava cranial esquerda e displasia da valva tricúspide.

QUADRO CLÍNICO
Geralmente abrange: insuficiência cardíaca congestiva direita ( ICCD ) com distensão abdominal, dispnéia, intolerância à exercícios, cianose, síncopes de esforço e até a morte súbita.
No exame físico pode-se detectar ascite, distensão jugular, taquipneia, sopros de base esquerda, frêmitos precordiais, taquicardia por insuficiência cardíaca e outras arritmias.
Os sintomas costumam se manifestar já em tenra idade e o diagnóstico é firmado por predisposição racial, idade, sintomatologia, exame clínico e exames complementares, tais como RX de tórax, angiocardiografia e ecocardiograma. O ECG pode revelar manifestações secundárias ( aumento de câmaras, arritmias ).
A fisiopatologia basea-se na dificuldade de o ventrículo direito (VD ) bombear o sangue para o tronco

Relacionados