osSsorologia para aso

294 palavras 2 páginas
SOROLOGIA PARA FATOR REUMATÓIDE

INTRODUÇÃO:
Fator reumatóide (FR) é um anticorpo contra a porção Fc da IgG, que por sua vez é um anticorpo. O fator reumatóide e a IgG se unem para formar complexos imunes que contribuem para causar doenças reumatológicas.
O fator reumatóide pode ser medido através de exame de sangue em pacientes com suspeita de artrite reumatóide.
Altos níveis de fator reumatóide são indicativos de artrite reumatóide (presente em 80%) e síndrome de Sjögren1 (present in almost 100%).2 Quanto maiores forem os níveis de FR, maiores serão as possibilidades de uma doença articular mais destrutiva. O teste de fator reumatóide (FR) é o mais útil dos testes imunológicos para confirmação de artrite reumatóide. Nessa doença, os anticorpos IgG produzidos pelos linfócitos nas articulaçãos sinoviais reagem com outros anticorpos IgG ou IgM, produzindo complexos imunes, ativação do complemento e destruição tecidual. Ainda não se sabe como as moléculas de IgG tornam-se antigênicas, porém elas podem ser alteradas pela agregação com vírus ou outros antígenos. As técnicas para detecção de FR incluem o teste de aglutinação de célula de ovelha (Waaler-Rose), o teste de fixação de látex e a nefelometria.

OBJETIVOS:
- Detectar a presença de imunoglobulinas anti-FR.

MATERIAIS:
- Kit sorológico;
- Soro;
- Materiais para punção venosa;
- Centrífuga;
- Pipetador.
METODOLOGIA:

- Foi feita a punção venosa para a retirada do sangue;
- O sangue foi centrifugado por 6 minutos para a obtenção do soro;
- Com o pipetador, retirou-se o soro de interesse para colocar uma pequena quantidade na placa teste. Contendo nessa placa o controle positivo e negativo e o soro de interesse;
- Acrescentou-se látex nas três porções;
- Movimentou-se a placa teste por 2 minutos.
RESULTADOS:
- Dos 4 testes realizados em laboratório todos obtiveram resultados negativo para Fator Reumatóide (FR).

Relacionados