OSSO ESCÁPULA

Páginas: 2 (437 palavras) Publicado: 14 de junho de 2014
Escápula É um osso plano, de contorno triangular, que está presa obliquamente ao pescoço e à porção cranial do tórax por meio de diversos músculos.
Articula-se distalmente como úmero. Apresenta: 3margens - dorsal, cranial e caudal;
2 ângulos - caudal e cranial;
2 faces - lateral e medial.Na face lateral encontra-se uma longa saliência vertical, denominada espinha da escápula, as fossasupra-espinhal (situa-se cranialmente)e infra-espinhal (situa-se caudalmente).
A espinha da escápula é bastante desenvolvida nos ruminantes e apresenta em seu terço médio atuberosidade da espinha daescápula e na sua extremidade distal o acrômio. Situado no terço distal, próximo à margem caudal encontra-se o forame nutrício.Na face medial encontra-se a fossa subescapular e uma área rugosa denominadaface serrátil. Na extremidade distal situa-se uma superfície articular côncava, de contorno arredondado, denominada cavidade glenóide, para articulação com a cabeça do úmero. Proximalmente a cavidadeglenóide encontra-se otubérculo supraglenoidal de onde projeta-se o processo coracóide, uma pequena saliência.Na margem dorsal está acartilagem da escápula, que é uma lâmina de cartilagem hialina. Emossos preparados ela nem sempre está presente.Diferença entre espécies:Equino: é o único que não apresenta acrômio na parte ventral da espinha. A fossa supra espinhosa estende-se até a parteventral.Bovino:. a fossa supra espinhosa está voltada mais cranialmente.Suíno: a espinha é triangular e apresenta sua tuberosidade bastante desenvolvida e inclinando-se caudalmente.Canino: a espinha da escapuladivide-a em duas fossas semi idênticas.

1. Equino

ausência do acrômio da espinha da escápula

o tubérculo supraglenoidal é bem evidente

a fossa subescapular é mais ampla e mais profunda2. Suíno

as fossas supra e infraespinhais são proporcionais

a espinha da escápula é alta e apresenta no seu terço médio, terminando próximo ao colo, sem apresentar umacrômio característico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ACIDENTES ÓSSEOS PRESENTES NA ESCÁPULA, NO ILÍACO E NOS OSSOS LONGOS DOS MEMBROS INFERIORES E SUPERIORES
  • escapula
  • Ossos
  • Ossos
  • ossos
  • Osso
  • ossos
  • Ossos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!