Osmose

Páginas: 2 (482 palavras) Publicado: 15 de maio de 2012
EB 2,3/S DR. MANUEL RIBEIRO FERREIRA

Relatório

Rúben Deus 10ºA Nº 21

Ano Letivo 2011/2012

O objetivo essencial desta experiência é comprovar e verificar os movimentos de água nas célulasvegetais, a osmose, a fim de consolidar conhecimentos acerca desse mesmo tema. Fá-lo-emos através de uma visualização microscópica destes movimentos na epiderme superior de uma pétala da plantaalegria do lar, experiência esta que foi sugerida pelo professor de Biologia e Geologia Mário Diogo após ter sido lecionado o conteúdo relativo a este tema.
A osmose é o conjunto de movimentos de água queocorrem dentro da célula, estes deslocamentos da água são sempre realizados de zonas de baixa concentração para zonas com alta concentração para que se alcance a isotonia, ou seja, um equilíbriodinâmico. Este é um tipo de transporte passivo, pelo que não existem gastos de energia na realização deste tipo de movimento. Podemos dizer então que a osmose é um movimento de água por difusão.
Existem 3tipos de meios onde a célula se pode encontrar e em todos eles ocorre osmose:
* O meio hipertónico é o meio no qual existe uma maior concentração de sais comparando com a concentração de sais dacélula. Neste meio, a água da célula sai para que se torne menos concentrado o meio e se atinja a isotonia, com este movimento de saída de água a célula diz-se plasmolisada. Com a saída de água dacélula esta fica mais pequena no caso de se tratar de uma célula animal, se a célula for vegetal apenas ocorre uma diminuição do vacúolo, não sendo alterada a dimensão da célula.
* O meio hipotónico éo meio no qual existe uma menor concentração de sais comparando com a concentração de sais da célula. A água deste meio entra na célula para que a concentração desta diminua e se atinja isotonia, comeste movimento de entrada da água a célula diz-se, então, túrgida. As células animais ficam com uma maior dimensão enquanto que nas vegetais apenas o vacúolo aumenta ficando ainda assim o tamanho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • osmose
  • osmose
  • osmose
  • Osmose
  • Osmose
  • Osmose
  • Osmose
  • Osmose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!