Osmose vegetal no piment o

462 palavras 2 páginas
OBSERVAÇÕES
1 - A casca do ovo é formada, em grande parte, de carbonato de cálcio (CaCO3). Quando se coloca o ovo em contato com o vinagre, observa-se a evolução de gás carbônico devido à seguinte reação:
2H+(aq) + CaCO3(s)  CO2(g) + H2O(l) + Ca+2(aq)
2 - Um fenômeno físico que também pode ser observado no início do experimento, é a flutuação do ovo com casca, associada à formação de uma camada de bolhas na superfície. Ocorre que a densidade do conjunto ovo/camada de bolhas é menor que a densidade só do ovo. A este fenômeno dá-se o nome de empuxo.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________________________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
Osmose vegetal no pimentão
OBJETIVO
Observar o fenômeno da osmose, com diferentes concentrações de sal nas células vegetais do pimentão.

MATERIAIS NECESSÁRIOS
Dois filetes de pimentão
Sal
Água
2 copos
Faca

PROCEDIMENTO
Com uma faca, corte cuidadosamente 2 filetes de pimentão, retos, de tamanho equivalente mais ou menos ao de um palito de fósforo por 1 cm de largura.
Mantenha a película em uma das faces dos filetes. Ele é praticamente impermeável. Por ali não haverá troca de água com o meio externo.
Coloque 1 filete em cada copo com água e em apenas um deles, acrescente uma colher de sal.
Em 30 minutos, você irá observar as diferentes curvaturas dos filetes, que impedirão a entrada ou saída de água nas células do pimentão.

RESULTADO
Agua sem sal- As células recebem agua e aumenta de tamanho. Filete curvado para fora.
Agua com sal- As células perdem água para o meio e encolhem. Filete curvado para dentro.
Ao observamos as diferentes amostras de pimentão, constatou-se o seguinte: os pimentões expostos somente à água ficaram deformados, devido ao fato de que a água existente passou para dentro das células do

Relacionados

  • livro arte cozinha
    119404 palavras | 478 páginas
  • Enologia
    21739 palavras | 87 páginas