Osmose Reversa eng produ o

1037 palavras 5 páginas
Osmose Reversa para o tratamento de água

1

Engenharia de Produção 7ºC/noturno
Matéria:
Profª: Sarazete Pereira
Grupo:
Daiane Melina Theodoro/líder
Emanuel Vitor Guedes
Nádia Cristina Martins
Rosymere Costa
Gilberto Souza Lima
Wagner Henrique de Oliveira

2

A osmose natural é um fenômeno que ocorre em vários sistemas da natureza.Nas células do nosso corpo, a osmose é responsável pelo equilíbrio de sais nas células.
A membrana separa o meio intracelular do meio extracelular e permite a passagem de substâncias em ambos os sentido.

3

A osmose retrata a passagem de água através de membranas seletivamente permeáveis, estas permitem a passagem do solvente e não de soluto, este processo não envolve mobilização de energia e o fluxo de água é dado sempre do meio com menor concentração em soluto
(meio hipotônico) para o meio com maior concentração em soluto (meio hipertônico). Isso ocorre devido a Pressão
Osmótica que pressiona o meio. 4

A pressão osmótica é o impulso (força) que a solução sofre para se deslocar do meio menos concentrado para o meio mais concentrado. Esse fluxo de solvente (água) é interrompido no momento em que a solução estiver em equilíbrio, ou seja, quando as concentrações forem iguais
(isotônicas).

5

Osmose Reversa é o processo de separação da água dos sais minerais.Constitui-se de duas soluções, uma com concentração maior de sais em relação à outra concentração.

6

Na Osmose Reversa a água salina é pressurizada além da pressão osmótica natural e bombeada através da membrana semipermeável. A membrana comporta-se como uma peneira molecular, rejeitando seletivamente quase todas as moléculas dissolvidas e permitindo somente a passagem de água pura. Esse processo tem a capacidade de separar a água de seus contaminantes, tais como: sólidos dissolvidos, colóides, sólidos suspensos, bactérias, vírus e matéria orgânica.

7

8

•Dessalinização de água do mar: Tanto para consumo humano quanto para outros processos, a membrana de
Osmose Reversa

Relacionados