OSMORREGULAÇÃO

1940 palavras 8 páginas
OSMORREGULAÇÃO um exemplo de regulação hormonal



A composição química do nosso meio interno está continuamente sujeita a modificações (principalmente devido ao metabolismo celular), pelo que é importante a manutenção da composição dos fluidos internos dentro de limites compatíveis com a vida, mantendo assim a homeostasia. • De entre os mecanismos envolvidos na manutenção das condições estáveis para as células podem destacar-se: – Excreção: Função através da qual os organismos se libertam dos produtos resultantes do catabolismo (excreções), muitos dos quais são tóxicos. (Os resíduos mais comuns são o CO2 e H2O e produtos azotados (amoniaco, uréia e acido úrico).

– Osmorrregulação

Como é que os animais eliminam as suas excreções?

Amoníaco

UREIA

Ácido úrico

Osmorregulação


Conjunto de mecanismos que permite a manutenção do equilíbrio de água e sais minerais (solutos) no organismo, ou seja, permitem manter a pressão osmótica do meio interno dos organismos dentro de valores que não ultrapassam os limites de sobrevivência. •

O controlo da composição dos fluidos internos é feito de forma distinta nos animais que vivem em ambientes de água salgada, de água doce ou terrestre.

Osmoconformantes e osmorreguladores ?

Animais osmoconformantes:
• são animais cuja concentração do meio interno é variável com as oscilações de concentração do meio onde habitam. A maioria dos invertebrados marinhos não têm a capacidade de regular a concentração de sais dos seus fluidos corporais, sendo que esta concentração varia de acordo com a concentração da água do mar que os rodeia.

Animais osmorreguladores ou osmorregulantes:
• A concentração do seu meio interno é muito diferente da concentração salina do meio envolvente. Estes animais têm a capacidade de controlar a pressão osmótica do meio interno independentemente das variações do meio externo, ou seja, conseguem controlar a concentração de água e de solutos do

Relacionados