Osmarzinho do ABC

577 palavras 3 páginas
Home | EU ABCD

17/06/2012 - EU ABCD DA MORTE PARA VIDA Por: Claudia Mayara (mayara@abcdmaior.com.br)

Osmazrnho do ABC reconhece a liberdade depois de 28 anos. Foto: Andris Bovo

O renascimento de Osmarzinho do ABC
Cada cicatriz no corpo de Osmar Pereira Campos, 47 anos, tem uma história para contar. As marcas não deixam o mineiro se esquecer o que foi, o que fez, tudo pelo que passou e porque mudou. Desde os 13 anos envolvido com a criminalidade, Osmarzinho do ABC, como é conhecido, teve de nascer, viver e morrer no crime para renascer como um homem de bem.
Natural da cidade de Periquito, em Minas Gerais, Osmar veio para São Bernardo, ainda pequeno, nos anos 1970. Os pais viam no ABCD, que crescia no setor metalúrgico, a chance de conseguir um bom emprego para dar uma vida mais comportável aos 11 filhos. Entretanto, o jovem Osmar não queria esperar e viu na criminalidade a chance de ter tudo o que sempre sonhou. E os desejos do mineiro iam além dos bens materiais. O menino pobre, gago, asmático e com problemas de surdez queria ser importante.

Envolvido com o tráfico de drogas, aos 13 anos Osmar saiu de casa e começou a se transformar no bandido que viria a ser um dos mais procurados e temidos na Região. A ascensão na vida do crime foi rápida e, aos 15 anos, Osmarzinho do ABC abriu um ponto de tráfico. Para expandir os negócios, montou uma quadrilha e também se especializou em roubo a bancos e a carros-fortes.

Para se manter no topo, o jovem teve de ir mais longe. Na guerra do tráfico, ou se mata ou se morre. E Osmarzinho do ABC optou por viver. Ao longo da vida criminosa assassinou mais de 20 pessoas. Aos 18 anos, o mineiro já era procurado pela polícia vivo ou morto. Na mesma época foi preso e levado para a Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru, onde ficou por nove anos.

Na prisão, Osmar vivenciou a degradação. Chegou a ficar sete meses na cela do castigo, onde, para sobreviver, era obrigado a beber água da

Relacionados

  • 2011 FernandaPaivaGuimaraes
    98059 palavras | 393 páginas