OSM Intuição e Racionabilidade

1418 palavras 6 páginas
Intuição

A intuição é uma forma de conhecimento, já que toda a apreensão está ligada às interpretações do indivíduo a partir das relações que se estabelece com o meio exterior. Portanto, o conhecimento sensível é fundamental nos processos de formação do indivíduo, já que propicia um saber mais profundo a respeito dele próprio, dos outros e do que está à sua volta (PILLOTTO, 2006). Dentro deste contexto, enfatizamos que a intuição é um elemento presente no conhecimento e na gestão. O cenário atual com que as empresas se deparam, onde as inovações, as mudanças e a sombra de uma crise são presenças constantes, o conhecimento sensível propicia ao gestor subsídios para auxiliá-lo não somente a tomar decisões, mas se manter competitivo em um mercado cada vez mais difícil. Portanto, acreditamos que a buscado equilíbrio entre o conhecimento sensível e a racionalidade auxiliará o gestor nesta conquista. Para alguns autores e pesquisadores, a intuição apresenta diversas definições. Dessa forma, propicia muitas dúvidas quanto ao entendimento. É importante ressaltar que a intuição não é o oposto da racionalidade, nem um processo de adivinhações. A intuição corresponde aos pensamentos, às conclusões ou às escolhas dos processos mentais de acordo com Chet Miller e Duane Ireland (2005).
Os gestores de uma forma geral tendem a associar a intuição à inovação, considerando a sua influência nas decisões de âmbito estratégico. Os autores destacam ainda que para muitos estudiosos e gestores a intuição é o fator-chave da eficácia do processo decisório. Trata-se de um elemento do conhecimento em que o indivíduo articula tudo o que ele sabe. Todavia, os autores afirmam que é necessária uma revisão crítica da intuição no contexto das decisões estratégicas (MILER e IRELAND, 2005).
Drucker, citado por Miller e Ireland (2005), afirmou que a intuição precisa ser disciplinada. Isto porque se os gestores seguirem a intuição de forma pensada e não com base no impulso, durante o processo

Relacionados