Osiloscopio

1011 palavras 5 páginas
Objetivos
Verificar, utilizando o osciloscópio, as formas de onda senoidal, triangular e quadrada.
Medir tensões alternadas, contínuas e frequência com o osciloscópio analógico.
Teoria
A tensão contínua () é aquela que não muda sua polaridade com o tempo. Essa tensão pode ser contínua constante ou contínua variável. A tensão contínua constante mantém o seu valor em função do tempo, enquanto que, a tensão contínua variável varia seu valor, mas sem mudar sua polaridade.
44958011938000
A tensão contínua variável pode ser repetitiva ou periódica, ou seja, repetir um ciclo de mesmas características a cada intervalo de tempo. Para toda função periódica, definimos o período (T) como sendo o tempo de duração de um ciclo completo, e frequência (f) como sendo o número de ciclos em um intervalo de tempo igual a 1 segundo. A unidade do período é dada em segundos (s) e a frequência em Hertz (Hz). ou
Para uma tensão com características periódicas existe a necessidade de se estabelecer um valor que indique a componente DC da forma de onda. Esse valor é denominado valor DC ou valor médio e representa a relação entre a área resultante da figura, em um intervalo de tempo igual a um período e o próprio período.
Exemplo:
10858512065000 Da curva temos: VDC = área resultante de 1 período / intervalo de tempo de 1 período

A tensão alternada () é aquela que muda de polaridade com o tempo. A tensão alternada que nos é fornecida, através da rede elétrica, é por questões de geração e distribuição senoidal, ou seja, obedece a uma função do tipo:

onde: V(t) é o valor instantâneo da tensão
Vmax é o máximo valor que a tensão pode atingir, também denominada de amplitude ou tensão de pico é a velocidade angular ( = 2f = 2/T) t é um instante qualquer é o ângulo de defasagem inicial
A unidade de tensão é expressa em volts [V], a de velocidade angular em radianos por segundo [rad/s], a de tempo em segundos [s] e a de ângulo de defasagem em radianos [rad].

Relacionados

  • Memorial Descritivo
    28943 palavras | 116 páginas