osdireitosdasmulhercomodireitoshumanos 121205154251 phpapp01

3337 palavras 14 páginas
*Os Direitos das mulheres como Direitos Humanos

Introdução
No âmbito da disciplina de
Filosofia, o docente Octávio
Ferro, propôs-nos, a elaboração de um trabalho. O tema que nos escolhemos foi os direitos das mulheres, pois, nós sermos futuras mulheres, e este é um tema que nos choca bastante, ao saber que ainda nos dias de hoje muitas mulheres sofrem deste problema. E portanto, pretendemos chegar ao ponto máximo deste tema.

* O estatuto tradicional da mulher
Na sociedade em geral, as mulheres têm vindo a ser vítimas de ataques sistemáticos pois são tratadas como seres inferiores ao homem. Entre anos e anos se fez sentir a injustiça. Nos dicionários correntes da Língua
Portuguesa o significado da palavra mulher, encontramo-la com a expressão:
Feminino de homem , e infelizmente é assim desde sempre, pois as mulheres foram concebidas como um ser adjacente, subalterno, de segunda categoria a seguir ao homem.



Num mundo feito de homens e pertença dos homens as mulheres eram toleradas porque eram necessárias, boas auxiliares, imprescindíveis à perpetuação da espécie, mas sempre confinadas a um lugar secundário, de acordo com as capacidades que lhes eram atribuídas. Colocadas no lugar que lhes era reservado pelos homens, estas viviam passivamente na obediência às leis criadas por eles, perpetuando-se, assim a sua condição de seres menores.

Curiosidade

Foi Simone de Beauvoir que em 1949 , publicou em França o livro “O segundo sexo “ em que, analisando a condição feminina sob o ponto de vista biológico e social. Esta publicação foi um forte contributo para, em todo o mundo, as mulheres tomarem consciência do seu valor, passando a considerar-se seres diferentes, mas não inferiores em relação ao homem.
A autora descreve o papel subalterno e tradicional das mulheres e alude as dificuldades inerentes à conquista da sua emancipação. * O estatuto e o papel da mulher noutras culturas
* Mulher Talibã
 Não podem trabalhar fora de casa;
 Não podem frequentar

Relacionados