OSCILAÇOES FORÇADAS E RESSONÂNCIA

1002 palavras 5 páginas
OSCILAÇOES FORÇADAS E RESSONÂNCIA

INTRODUÇÃO O presente artigo tem como objetivo discutir a respeito do tema oscilações forçadas e ressonância bem como seus e conceitos e como ocorre o fenômeno da ressonância a partir de forças externas que são as chamadas oscilações forçadas. O movimento oscilador recebe forças externas a fim de o compor de energias dissipativas, como por exemplo podemos citar é a manutenção dos balanços das crianças que usam o impulso para atingir mais movimento.
No intuito de facilitar a compreensão procurou-se ao máximo a melhor explanação a cerca dos temas citados juntamente com vários exemplos para melhor ilustração das possíveis situações em que ocorram os fenômenos de oscilações forçadas e ressonância. Por fim, o que se espera com o trabalho é que sejam aprimorados os conhecimentos e que seja possível um melhor discernimento a respeito de tais fenômenos. Além da introdução o trabalho apresenta o desenvolvimento que irá discorrer sobre os assuntos citados bem como seus conceitos e particularidades, as considerações finais a respeito do que foi concluído a fazer o estudo e as referências bibliográficas onde contêm as determinadas fontes onde foram pesquisados e analisados os conteúdos.

2 Oscilações Forçadas e Ressonância Quando uma força propulsora é aplicada em um período de tempo numa mesma frequência angular (ωd) variando com uma forma de onda cujo gráfico é idêntico ao da função seno generalizada em um oscilador harmônico amortecido o movimento resultante é chamado de oscilação forçada. Esse sistema oscila com uma frequência angular natural (ω’): . A assistência do movimento oscilador é muitas vezes importante apesar da existência de forças que agem em um sistema a fim de modificá-lo. Com isso são adentradas forças externas que realizam trabalhos que compõem o oscilador de energia consumida pelas forças dissipativas, isso também é chamado de oscilações forçadas. Um exemplo simples são os

Relacionados