Osbourn reynolds

331 palavras 2 páginas
Osborne Reynolds foi um Físico britânico nascido a 23 de agosto de 1842 em Belfast (Irlanda). Os seus primeiros estudos deram se em Dedham, tendo a sua educação sendo ministrada pelo seu pai, excelente matemático com um grande interesse em mecânica. Reynolds foi enviado para trabalhar como aprendiz numa empresa de engenharia naval, onde adquiriu experiência na construção naval de navios a vapor, formou-se em matemática em Cambridge em 1867, trabalhando posteriormente como engenheiro civil na empresa John Lawson em Londres. Tornou-se em 1866 o primeiro catedrático em engenharia em Manchester, e o segundo de Inglaterra. Os seus trabalhos incidiram inicialmente em electricidade e magnetismo, passando pela hidráulica e hidrodinâmica. A partir de 1873 concentrou-se totalmente na hidrodinâmica. Em 1883 introduziu o mais importante número adimensional da mecânica dos fluidos, hoje conhecido por «Número de Reynolds», em 1886 formulou a moderna teoria da lubrificação e três anos depois formulou, para escoamentos turbulentos, a noção de campos médios e flutuantes, dando origens às equações Reynolds Average Navier-Stokes que hoje sustentam a maior parte dos modelos turbulentos em fluidodinâmica. Faleceu em 21 de Fevereiro de 1912 com 69 anos.

COEFICIENTE OU NÚMERO DE REYNOLDS É um número adimensional muito utilizado na mecânica dos fluidos para cálculo do regime de escoamento de determinado fluido sobre uma superfície. A nível físico relaciona forças de inércia (vρ) e forças de viscosidade (μ/D):

Sendo: * v- velocidade média do fluido * D- longitude característica do fluxo, o diâmetro para o fluxo no tubo * μ -viscosidade dinâmica do fluido * ρ -massa específica do fluido Este número permite avaliar o tipo de escoamento podendo também indicar se o fluido flui de forma laminar ou turbulenta. Normalmente por valores experimentais, costuma-se caracterizar um fluido com escoamento laminar com Re<2100 e escoamento turbulento com Re>4000.

Relacionados