Os veroes presidenciais em petrópolis

Páginas: 5 (1133 palavras) Publicado: 24 de março de 2013
Introdução
Petrópolis sempre serviu como atrativo turístico para os verões presidenciais. Vários foram os chefes de Estado que ao longo de toda a sua história aqui se hospedaram no Palácio Rio Negro (conhecido como residência oficial dos presidentes da República) e em outros locais na cidade. Porém, é importante ressaltar que sendo conhecida como Cidade Imperial, no começo da República, ospresidentes embora mantivessem a tradição do veraneio oficial, não tiveram o hábito de estar presentes no Paço Municipal, que funciona como Poder Executivo e Legislativo municipais.

O Palácio Rio Negro, foi edificado em dois prazos, localizados na atual Avenida Koeler, adquiridos à viúva do colono Pedro Klippel, por Manuel Gomes de Carvalho, Barão do Rio Negro, em l889. 
 
Por pouco temporesidiu o Barão no imponente edifício que, em l896, quando Petrópolis era a capital do Estado, foi adquirido pelo doutor Joaquim Maurício de Abreu, então Presidente do Estado do Rio de Janeiro, por 300 contos de réis. 
 
Na oportunidade, segundo nos informa Fróes, " o segundo andar do Palácio transformou-se em moradia do Presidente, enquanto no primeiro andar, foram instalados os serviçosadministrativos, nas três salas ali existentes.’’ 
 
Assim, Petrópolis, que no final do século XIX havia se tornado uma mini corte imperial, onde no Palácio de Verão de Dom Pedro II se decidiam os rumos da história do país, guardadas as devidas proporções, continuou a desempenhar este importante papel na República, tendo como centro o Palácio Rio Negro. 
 
Com efeito, no referido Palácio, de l896 a l902,foram tomadas importantes decisões políticas, econômicas e administrativas, pelos dirigentes do Estado do Rio, Joaquim Maurício de Abreu, Alberto Seixas Martins Torres e Quintino Bocaiúva. 
 
 
 
 
Tem então início a tradição de veraneio dos Chefes de Estado brasileiros em Petrópolis, sendo interessante assinalar, que antes de ser adquirido o Palácio, o Marechal Manuel Deodoro da Fonsecaesteve em Petrópolis, em l890, residindo à Rua General Osório, 57; Prudente de Moraes e Barros passou aqui o verão de l895, hospedando-se na chácara do Visconde da Penha, à Rua Palatinado e Manuel Ferraz de Campos Sales esteve três verões em Petrópolis, hospedando-se no Palacete do Barão do Catete, situado à Avenida Koeler". 
 
Como a compra do Palácio efetuou-se na gestão do presidente RodriguesAlves, foi este quem oficializou o verão presidencial em Petrópolis e, consequentemente inaugurou a praxe dos despachos no Palácio Rio Negros. 
 
A partir de então veranearam em nossa cidade os seguintes presidentes: Afonso Augusto Moreira Pena (l908 e l909), Nilo Peçanha (l9l0), Hermes da Fonseca (1913 e l914), Venceslau Brás (l9l7 e l9l8), Epitácio Pessoa (l920,l92l e l922), Arthur Bernardes(l924,l925 e l926), Washington Luís Pereira de Sousa (l927 e l930), Getúlio Vargas (l931 a 1945 e 1951 a 1954), Eurico Gaspar Dutra (1946 a 1951), Juscelino Kubitschek (l956, l957 e l958), João Belchior Marques Goulart (apenas l8 dias) e o Marechal Costa e Silva (l968), encerrando este último os veraneios presidenciais no histórico palácio. 
 
Alguns destes presidentes tornaram-se dedicados amigose benfeitores de nossa cidade, sendo muitos responsáveis por importantes realizações. 
 
Assim, um dos presidentes que mais se afeiçoaram a Petrópolis, mais precisamente a Itaipava, foi Nilo Peçanha que adquiriu de D.Maria Júlia Clavery, uma extensa propriedade naquela localidade. Nesta propriedade, conhecida carinhosamente como a "Fazendola de Itaipava", o ilustre político recuperava suasenergias. 
 
 
O Marechal Hermes da Fonseca, casou-se com D. Nair de Teffé, em cerimônia realizada a 8 de dezembro de l913, no Palácio Rio Negro. Este foi na realidade o maior acontecimento social ocorrido no Palácio Rio Negro, com extraordinária repercussão a nível nacional e internacional. 
 
  Cerimônia de casamento do Marechal Hermes com Nair de Teffé
 
Outro dedicado amigo de nossa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petrópolis
  • Petrópolis
  • presidencial
  • petropolis
  • PETROPOLIS
  • Petrópolis
  • enchente em petropolis
  • Historia de petropolis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!