os vanguardas

Páginas: 5 (1127 palavras) Publicado: 6 de abril de 2014
 50 anos do golpe de Estado de 1964
Há cinquenta anos um golpe de estado militar destituiu o governo constitucional do presidente João Goulart. Instaurou por longo tempo no país um regime autoritário que desrespeitava os direitos humanos; no qual os direitos sociais de muitos eram ignorados; em que os opositores e dissidentes foram rotineiramente perseguidos com a perda dos direitospolíticos, a detenção arbitrária, a prisão e o exílio; onde a tortura, os assassinatos, os desaparecimentos forçados e a eliminação física foram sistematicamente utilizados contra aqueles que se insurgiam. Neste cinquentenário, a Comissão Nacional da Verdade quer homenagear essas vítimas e reafirmar sua determinação em ajudar a construir um Brasil cada vez mais democrático e mais justo.
A Comissão Nacionalda Verdade nasceu com o objetivo de examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no período. Baseia-se na convicção de que a verdade histórica tem como objetivo não somente a afirmação da justiça, mas também preparar a reconciliação nacional, como vem assentado no seu mandato legal. Esteia-se na certeza de que o esclarecimento circunstanciado dos casos detortura, morte, desaparecimento forçado, ocultação de cadáver e sua autoria, a identificação de locais, instituições e circunstâncias relacionados à prática de violações graves de direitos humanos, constituem dever elementar da solidariedade social e imperativo da decência, reclamados pela dignidade de nosso país. Não deveria haver brasileiro algum ou instituição nacional alguma que deles se furtassem sobqualquer pretexto.
No ano passado comemoramos os vinte cinco anos da promulgação da Constituição Brasileira de 1988. Oitenta e dois milhões de brasileiros nasceram sob o regime democrático. Mais de oitenta por cento da população brasileira nasceu depois do golpe militar. O Brasil que se confronta com o trágico legado de 64, passados cinquenta anos, é literalmente outro. O país se renovou, progrediu ebusca redefinir o seu lugar no concerto das nações democráticas. Não há por que hesitar em incorporar a esta marcha para adiante a revisão de seu passado e a reparação das injustiças cometidas. Pensamos ser este o desejo da maioria. É certamente o sentido do trabalho da Comissão Nacional da Verdade.
Brasília, 30 de março de 2014.
Comentario:





Mais de 60 pessoas morrem à fome em campode refugiados sírio
2014-01-24



A falta de alimentos e de cuidados médicos resultou na morte de 63 pessoas, incluindo mulheres e crianças, no campo de refugiados palestinianos de Yarmuk, no sul de Damasco, referiu esta sexta-feira o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Em paralelo, e ainda de acordo com a ONG com sede em Londres, prosseguiam intensos combates e bombardeamentos emvárias zonas da Síria, enquanto as conversações de paz Genebra II, que decorrem na Suíça, pareciam bloqueadas.
"O número de pessoas mortas no campo de Yarmuk devido a uma penúria alimentar eleva-se a 63", referiu o OSDH, que se apoia numa rede de militantes e pessoal médico no terreno.
À semelhança de diversas regiões na Síria sob controlo rebelde, o campo de Yarmuk permanece desde junho cercado peloexército sírio.
As condições degradaram-se nos últimos meses e apenas no sábado foi possível enviar, pela primeira vez desde setembro, alguma ajuda alimentar.
A responsável da ONU pelos direitos humanos, Navi Pillay, já advertiu que os entraves colocados pelas forças pró-governamentais ao envio de ajuda para Yarmuk pode ser considerado um crime de guerra.




Hoje se fala tanto em direitoshumanos que pensamos que resolvem alguma coisa, mas é só ladainha. A reportagem acima afirma isso. Podemos dizer que Direitos Humanos são os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos, o que podemos dizer que são os básicos direito à vida, à propriedade, liberdadede pensamento, de expressão, de crençaigualdade formal . Podemos ver que nem em países desenvolvidos e que tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vanguardas
  • vanguardas
  • Vanguardas
  • vanguardas
  • Vanguarda
  • Vanguardas
  • Vanguardas
  • Vanguarda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!