OS vírus

Páginas: 7 (1697 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2015
Os vírus são o assunto do momento. Desde a divulgação dos primeiros casos de gripe tipo A, em abril, no México, a mídia vem veiculando permanentemente informações sobre a referida doença no Brasil e no mundo.  Portanto, é um tópico com grande possibilidade de aparecer em provas de vestibulares e do Enem. Em nosso simulado sobre vírus, a questão de número 1 aborda exatamente a gripe tipo A.
Aoestudar o assunto o vestibulando deve primar por alguns pontos básicos:
- Os vírus são seres acelulares;
- Sofrem mutações;
- Reproduzem-se (somente dentro de uma célula viva à são parasitas intracelulares obrigatórios);
- Possuem apenas 1 tipo de ácido nucléico (há vírus de DNA e vírus de RNA).  No caso do vírus da gripe tipo A, temos um vírus de RNA.
- São constituídos por uma cápsulaprotéica (capsídeo) e um miolo de material genético.
- Reconhecem a célula a ser infectada através de interações entre proteínas do capsídeo e proteínas da membrana plasmática da célula a ser infectada.
É importante um conhecimento sobre algumas viroses, tais como: SIDA, hepatite (A, B e C), herpes, dengue, febre amarela e gripe, dentre outras. Propusemos várias questões envolvendo esses tópicos. Bonsestudos e sucesso nas provas!
 
01) (UERJ- 1º EXAME QUALIF./2010) A gripe conhecida popularmente como gripe suína é causada por um vírus influenza A.
Esse tipo de vírus se caracteriza, dentre outros aspectos, por:
- ser formado por RNA de fita simples (-), incapaz de atuar como RNA mensageiro ou de sintetizar DNA nas células parasitadas;
- os RNA complementares do RNA viral poderem sertraduzidos em proteínas pelo aparelhamento celular.
Os esquemas a seguir apresentam um resumo de etapas dos processos de replicação de alguns dos vírus RNA, após penetrarem nas células.

O tipo de replicação encontrado no vírus infuenza A está representado no esquema de número:
a) I
b) II
c) III
d) IV

02) (UFLA-JULHO/2006) O jornal Folha de São Paulo, em 6/4/2006, noticiou que a AIDS (emportuguês: SIDA – síndrome da Imunodeficiência Adquirida), hoje em dia, já faz parte do grupo das doenças negligenciadas pelos países ricos. Estando 95% dos portadores dessa doença nos países pobres, o investimento em pesquisa é pequeno, ocasionando pouco avanço na descoberta de novos tratamentos.
Em relação a essa doença, afirma-se:
I- A doença é causada por vírus.
II- A doença provoca diminuiçãona produção de hemácias.
III- Os sintomas iniciais são característicos, contribuindo para o diagnóstico.
IV- A doença atua sobre o sistema imunológico, diminuindo a resistência do organismo.
De acordo com os conhecimentos atuais, assinale
a) Se apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
b) Se apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Se apenas as afirmativas I e III estãocorretas.
d) Se apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

03) (UNIFAL/2008)  Os estudos sobre as formas de replicação dos vírus intensificaram-se nos últimos anos, objetivando encontrar meios mais eficientes de prevenção e tratamento de doenças virais nos seres humanos. Tais estudos têm demonstrado que existem diferentes tipos de vírus e diferentes formas de replicação. Os vírus de RNA decadeia simples podem ser divididos em três tipos básicos, conhecidos como vírus de cadeia positiva, vírus de cadeia negativa e como retrovírus.
Com relação aos diferentes tipos de replicação dos vírus, analise as afirmativas abaixo.
I - Os retrovírus contêm cadeias simples de RNA, enzima transcriptase reversa e produzem DNA tendo como modelo o RNA viral.
II - Os vírus de cadeia negativa possuem RNAgenômico com as mesmas seqüências de bases nitrogenadas dos RNA mensageiros (RNAm) formados. Dessa maneira, moléculas de RNA servem de modelo para a síntese de moléculas de RNA complementares à cadeia molde.
III - Os vírus de cadeia positiva possuem RNA genômico com seqüências de bases nitrogenadas complementares às dos RNAm formados. Desta maneira, moléculas de RNA servem de modelo para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vírus
  • virus
  • vírus
  • virus
  • virus
  • Vírus
  • virus
  • Vírus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!