OS TRES PARADIGMAS DA IMAGEM

Páginas: 16 (3963 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
OS TRES PARADIGMAS DA IMAGEM



Este trabalho propõe a existência de três paradigmas no processo evolutivo de produção da imagem: o paradigma pré-fotográfico, o fotográfico e o pós-fotográfico. O primeiro paradigma nomeia todas as imagens que são produzidas artesanalmente, que dizer, imagens feitas à mão, dependendo, portanto, fundamentalmente da habilidade manual de um indivíduo paraplasmar o visível, a imaginação visual e mesmo o invisível numa forma bi ou tridimensional. Entram nesse paradigma desde as imagens nas pedras, o desenho, pintura e gravura até a escultura. O segundo se refere a todas as imagens que são produzidas por conexão dinâmica e captação física de fragmentos do mundo visível, isto é, imagens que dependem de uma máquina de registro, implicando necessariamente apresença de objetos reais preexistentes. O terceiro paradigma diz respeito às imagens sintéticas ou infográficas, inteiramente calculadas por computação. Estão não são mais, como as imagens óticas, o traço de um raio luminoso emitido por um objeto preexistente captado e fixado por um dispositivo foto-sensível químico ou eletrônico, mas são as transformações de uma matriz de números em pontoselementares visualizados sobre uma tela de vídeo ou uma impressora.
A palavra “paradigma” tornou-se célebre desde a publicação, em 1962, de A estrutura das revoluções científicas. Paradigma se define em dois sentidos, um mais vasto, outro mais específico. O mais vasto, que é o conceito de matriz disciplinar, significa o conjunto de compromissos relativos a generalizações simbólicas, crenças, valores esoluções modelares que são compartilhados por uma comunidade científica dada. Em seu sentido mais específico, a palavra se refere apenas aos compromissos relativos às soluções modelares, aos exemplares como soluções concretas de problemas. Assim definido, o termo não parece nos autorizar a concretizar os três modos diferenciais de produção da imagem sob sua rubrica.
Sem negar a importância dosentido mais restrito “para caracterizar as ciências consensualmente consideradas como tais, o emprego mais metafórico da palavra também é operacional quando estão em jogos áreas de produção de conhecimento, disciplinas, práticas ou técnicas que são tidas como não propriamente científicas”. É obviamente nesse sentido que se enquadra, no presente texto, a referência aos paradigmas da imagem, com o quese quer significar que sua produção se dá através de três vetores diferenciais e irredutíveis.
É certo que limitar o universo da imagem, desde suas origens até os nossos dias a apenas três paradigmas, só pode ser fruto de um corte reducionista incapaz de dar conta de todas as diferenças específicas que separa.

ANÁLISE: Nessa primeira parte do texto, podemos conhecer um pouco dos trêsparadigmas que serão estudados: o pré-fotográfico, o fotográfico e o pós-fotográfico. Como a própria palavra “paradigma” se define em dois modos (um mais vasto e outro mais específico), podemos analisá-los e chegarmos à conclusão de que o sentido específico é mais correto de ser usado, pois entra em campos de conhecimento, práticas e técnicas que não necessariamente são científicas. Mesmo assim nãopodemos limitar os paradigmas com um único modo, pois temos que estudar desde o início de suas origens até as diversas formas em que ele é produzido.





1. As divisões e seus critérios

De acordo com Couchot, no entanto, o processo evolutivo dessas técnicas divide-se em apenas dois grandes momentos: (1) o da representação, vindo da pintura renascentista até o vídeo; (2) o da simulação,instaurado pelas imagens sintéticas. Sem deixar de concordar com muitas das teses de Couchot, ganha em abrangência, além de relevar maior poder analítico, a divisão da imagem em três grandes paradigmas. A divisão proposta por Couchot parece sofrer de uma limitação básica que se revela, antes de tudo, na concepção de representação por ele esposada.
Dentro da teoria dos signos de Peirce, o objeto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OS TRES PARADIGMAS DA IMAGEM
  • Os três paradigmas da imagem segundo Santaella
  • Os paradigmas da Imagem
  • Globalização e cultura: três paradigmas
  • As Três Imagens De Waltz
  • Inovação e teorias da firma em três paradigmas
  • Inovação e teorias da firma em três paradigmas
  • Paradigma, Preconceito, Networking e Imagem Pessoal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!