Os três tipos de dominação legítima

Páginas: 5 (1131 palavras) Publicado: 2 de abril de 2013
Sumário

1. INTRODUÇÃO 3
2. MAX WEBER E SEUS TRÊS TIPOS DE DOMINAÇÃO. 4
2.1 DOMINAÇÃO TRADICIONAL 4
2.1.1 EXEMPLO 4
2.1.2 ANALISE 5
2.2 DOMINAÇÃO CARISMÁTICA 5
2.2.1 EXEMPLO 6
2.2.2 ANALISE 6
2.3 DOMINAÇÃO LEGAL/RACIONAL 7
2.3.1 EXEMPLO 7
2.3.2 ANALISE 8
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1. INTRODUÇÃO

São três as dominaçõeslegítimas, puras, sociais: nas quais baseiam se as relações que permitem a análise das manifestações especiais para os casos de submissão a um mandato são elas: TRADICIONAL, CARISMÁTICA e LEGAL/RACIONAL que serão apresentadas e analisadas por meio deste trabalho.
A dominação tradicional é a dominação legítima, observada pela influência da autoridade pessoal do dominante, para com o dominador.
Já adominação carismática é baseada no carisma: onde o líder é nomeado na relação comunitária e emocional, em virtude de sua qualificação de grande importância para estabilidade de propor o bem-estar.
Enquanto na dominação legal, é baseada em estatutos. Com administração burocrática estruturada a partir da hierarquia e profissionalismo. O dirigente tem superioridade entre os demais. O líder “legal”é o tipo mais puro na racionalidade e eficiência e rentabilidade.

2. MAX WEBER E SEUS TRÊS TIPOS DE DOMINAÇÃO.

A cada tipo de sociedade corresponde á um tipo de autoridade, que representa o poder institucionalizado e oficializado.
A dominação pode ser distinguida segundo os três tipos básicos: Tradicional, Carismática e Legal/ Racional.

2.1 DOMINAÇÃO TRADICIONAL

A dominaçãotradicional é quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores, porque esta sempre foi à maneira pela qual eram feitas, podendo assim ser transmitidas por herança e sendo extremamente conservadora. Toda mudança social implica em rompimento mais ou menos violento das tradições.

2.1.1 EXEMPLO

Alguns exemplos são os clãs, tribos, família, sociedade medieval, entre outros.
Esta dominação,típica da sociedade patriarcal, pode assumir duas formas de ostentação para que assim garanta sua sobrevivência:
* Forma patrimonial: os funcionários preservam a dominação tradicional, onde os servidores pessoais do senhor (parentes, favoritos, empregados, entre outros) são seus dependentes econômicos.
* Forma feudal: onde era apresentado maior grau de autonomia com relação ao senhor.Os funcionários (vassalos ou suseranos) são aliados do senhor e lhe prestam um juramento de fidelidade. Em virtude deste tipo de contrato, os vassalos exercem uma jurisdição independente, dispõem de seus próprios domínios administrativos e não dependem do senhor para que alcance a remuneração e subsistência.

2.1.2 ANALISE

A autenticação do poder na dominação tradicional vem da crença nopassado, na justiça e na pertinência da maneira tradicional de agir. O líder tradicional comanda por seu status de herdeiro ou sucessor. Embora suas ordens sejam pessoais e arbitrárias, seus limites são de acordo com o costume e hábitos, sendo que seus súditos obedecem-no por respeito ao seu status tradicional.

2.2 DOMINAÇÃO CARISMÁTICA

A dominação carismática acontece quando os subordinadosaceitam as ordens do superior, devido à influência da personalidade e da liderança do superior com o qual se identificam. Esta dominação é irracional, instável e com facilidade em adquirir características revolucionárias. Não pode ser recebido como herança ou imposto como a tradicional.

2.2.1 EXEMPLO

Podemos citar como exemplo os grupos revolucionários, partidos políticos, nações emrevolução, Jesus Cristo, Gandhi.
Além de lideres como Hitler, Kennedy e Jânio Quadros, temos Getúlio Vargas que pode ser considerado como duas formas de líder. Sua liderança política teve um mandato de aproximadamente de 15 anos na Presidência, com sua liderança carismática.
Durante o seu mandato Getúlio foi fortemente apoiado pela população de classe baixa pelo fato da concretização das leis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os três tipos puros de dominação legítima
  • Os três tipos puros de dominação legítima
  • Resumo: Os Três Tipos de Dominação Legítima
  • Os três tipos puros de dominação legítima
  • Os três tipos obscuros de dominação legítima
  • Os Três Tipos Puros de Dominação Legitima
  • Os três tipos de dominação legítima (Weber)
  • Os Tres Tipos Puros De Dominacao Legitima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!