Os três tempos do édipo no filme eu sou o senhor do castelo

Páginas: 5 (1119 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
Instituto de Psicologia

Articulações dos Três Tempos do Édipo no Filme Eu Sou o Senhor do Castelo

Diego Silva,

Belo Horizonte Setembro 2011

Diego Silva,

Os Três Tempos do Édipo no Filme Eu Sou o Senhor do Castelo

Trabalho

apresentado

na

disciplina

de

psicanálise, do curso de Psicologia.

Belo Horizonte Setembro – 2011

Os Três Tempos do Édipo no Filme Eu Souo Senhor do Castelo

Este trabalho tem como objetivo principal traçar alguns paralelas entre, os Três Tempos do Édipo apresentados por Lacan no Seminário 5, com algumas cenas do filme Eu sou o senhor do castelo. No primeiro tempo: “o sujeito se identifica especurlamente com aquilo que o objeto do desejo de sua mãe. Esta é uma etapa fálica primitiva, aquela em que a metáfora paterna age por si,uma vez que a primazia do falo já esta instaurada no mundo pela existência do símbolo do discurso e da lei. Mas que a criança, por sua vez, só pesca o resultado, para agradar a mãe”. Ressaltando que esta relação não é propriamente dita com a mãe (função materna), mas com o desejo da mãe, ou seja, é desejo de desejo. O que pode facilmente ser observado na cena em do filme em Charles que apóspresenciar sua mãe Vernet, (função materna) ajudar uma senhora a realizar o parto de seu filho. Charles sente-se ameaçado em perder este lugar de amor (desejo) da mãe, para um terceiro. Então na primeira oportunidade de dialogo que tem com sua mãe enquanto esta ainda se lavava após o ajudar no parto e ainda com as roupas intimas da época, lhe questiona sobre o que é ter um filho? E se ele é o único noamor de sua mãe? Se ela o amara para sempre?

Comprovando assim a teoria psicanalítica onde Freud, nos adverte sobre as investigações infantis a cerca da sexualidade, o medo de perder o amor da mãe para um terceiro, e principalmente o primeiro tempo onde a criança se coloca como objeto de desejo da mãe o que evidencia o assim o primeiro tempo do Édipo.

Em relação a Thomas, embora não temosmuito elementos nesta cena podemos dizer que quando ele não deseja mais ler o livro, mas continua para satisfazer um desejo da mãe. Outro exemplo, que se torna excelente, pois evidencia o que mais tarde Lacan vai chamar de Função Materna, é onde Thomas implica com Charles e com senhora Vernet, pois teme perder o lugar que ocupa em relação ao desejo do pai, comprovando que esta função materna podeser exercida por um homem, uma instituição entre outros. Segundo tempo: “no plano do imaginário, o pai intervém efetivamente como privador da mãe”. Pag. 198 “Nesta etapa, o pai intervém a titulo de mensagem para a mãe; detém a palavra em M, e o que ele enuncia é uma proibição, um não que se transmite no nível em que a criança recebe a mensagem esperada da mãe”. 209 Cremos que esta mensagem não se deforma literal e direta, mas sim uma mensagem nas entrelinhas provocando uma castração na relação se simbiose da mãe com a criança e demonstrando para a criança que a mãe é faltosa. Uma cena que retrata isto muito bem é quando Thomas demonstra para Charles que sua mãe, dormia no quarto de seu pai senhor Breaud tinha outros desejos e que ele não era o único objeto de desejo dela, mas ao mesmo tempoThomas se recusa a admitir que seu pai também desejava a senhora Vernet (assim negando a castração do pai). Outra cena que explicita o segundo tempo, quando Thomas coloca um corvo morto e Charles implora para que ela vá embora daquela casa a principio ela aceita e chega a arrumar as malas, mas atendendo o desejo do senhor Breaud ela declina de sua decisão e chega até mesmo comentar com Charlesque o senhor Breaud garantiu que isto não mais ocorreria, nesta cena Charles começa a perceber a entrada de um terceiro na relação e castração de sua mãe.

Ao mesmo tempo em que a castração se apresenta na relação de Charles com senhoria Vernet, Thomas se nega a deixar este lugar de objeto de gozo que ocupa em relação ao seu pai, negando a castração dele como fica visível na cena abaixo: onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Três Tempos do Édipo
  • Trabalho sobre o filme: “Eu sou o senhor do castelo”
  • Os senhores do tempo
  • Resenha do filme édipo rei
  • Bendirei Ao Senhor Todo Tempo
  • Tempo De Buscar Ao Senhor
  • Os maias, senhores do tempo
  • A Batalha dos Três Reinos- Filme

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!