Os tipos de tecido muscular

Páginas: 2 (303 palavras) Publicado: 12 de abril de 2014
Existem três tipos de musculos:

1) Musculo estriado esquelético: é o musculo que se prende aos ossos e abdomem, por exemplo. Suas celulas são bastante alongadas (plurinucleada), e ocitoplasma é totalmente preenchido por miofibrilas que apresentam estrias transversais (faixas claras e escuras alternadas). Apresenta contração voluntaria, isto é, são controladasconscientemente.

2) Musculo estriado cardíaco:emcontra-se somente no coraçao. Sua células (fibras) também são estriadas, porém possuem apenas um núcleo (mononucleada) Além disso, sua contraçãoocorre de forma involuntária, ou seja independentemente de nossa vontade. A menbrana das células são unidas, o que facilitam a passagem de íons entre as células, gerando o impulso elétricoque determina a contração muscular.

3) Musculo liso:suas fibras também são monucleadas , porem não apresentam estrias transversais. É encontrado em diversos órgãos internos , comoas paredes do estômago , intestino , útero ,veias , entre outros . a contração muscular ocorre devido ao deslizamento difilamento finos (proteína actina) , em relação a filamentosespressos (proteínas miosina ), que forman a unidade funcional da miofibrila , o sarcômero .o deslizamento entre a actina e a miosina ocorre quando esta forma ligações quimicas que “puxam ” aactina .essas ligações quimicas , por sua vez , ocorrem quando o ATP e os íons de cálcio (armazenados no reticulo endoplasmatico ) são liberados para miofibrila , o que se da devido impusonervoso .o musculo volta a relaxar quando o impulso nervoso cessa , fazendo com que os ions de calcio voltem ao interior do reticulo endoplasmatico ,fazendo as ligacões entre actina e amiosina .a contração do musculo e provocada pela contração de suas miofibrilas , que acontece quando os filamentos de actina deslizam um em direnção ao outro , puxados pela miosina .
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tecido muscular
  • Tecido muscular
  • Tecido Muscular
  • tecidos musculares
  • Tecido muscular
  • Tecido muscular
  • Tecido muscular
  • Tecido Muscular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!