“OS SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE TARDIF E GAUHIER: CONRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DE PESQUISA SOBRE OS SABERES DOCENTES NO BRASIL

461 palavras 2 páginas
As pesquisas sobre o ensino da Didática vêm apontando novos caminhos para a formação docente. Um deles refere-se à discussão sobre a identidade profissional do professor, tendo como suporte teórico-metodológico a questão dos saberes que constituem a docência e o desenvolvimento dos processos de reflexão sobre a prática educativa. É este caminho que tentamos percorrer na tentativa de ressignificar os processos formativos por meio da reconsideração dos saberes necessários à docência, colocando a prática pedagógica e docente como objeto de análise.
Considerando isso, com base na leitura do artigo “OS SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE TARDIF E GAUHIER: CONRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DE PESQUISA SOBRE OS SABERES DOCENTES NO BRASIL ” e da Unidade 3 (caderno da disciplina), construa um texto dissertativo acerca dos elementos que compõem a formação do educador, tais como, os saberes da experiência, os específicos e os pedagógicos e o papel da didática nesse aspecto formativo.
Atenção: Para a elaboração desse trabalho é importante que reflitam sobre a seguinte ideia: O professor nasce professor ou isso é construído por meio de um processo formativo? om base na apostila temos como compreender o pensamento do professor sobre seus saberes, que o saber do docente é um saber plural, formado por diversos saberes. Há varias maneiras do professor associar a sua natureza dos seus saberes, como destaca o autor Maurice Tardaf tem quatro tipos diferentes de saberes implicado na atividade docente: o saber da formação é a inicial aonde esta relacionada as técnicas e métodos de ensino ( ciências, educação, e ideologia), os saberes disciplinares que pertencem a diferentes campos de conhecimentos, saberes curriculares que a instituição estabelece para o professor aplicar, e enfim os saberes experienciais que são desenvolvidos pelos docentes.
As pesquisas sobre formação e profissão docentes apontam para uma revisão da compreensão da prática pedagógica do professor,

Relacionados