Os ruídos da comunicação homem/mulher - percebidos através dos ouvidos delas

Páginas: 17 (4026 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
Felipe Militão
Felipe Muniz
Gabriel dos Anjos
Mariana Sandoval
Ricardo Henrique
Sueli Belmonte

Os ruídos da comunicação homem/mulher - percebidos através dos ouvidos delas

ÉTICA E COMUNICAÇÃO ACADÊMICA II

Salvador – BA
Maio de 2007

Felipe Militão
Felipe Muniz
Gabriel dos Anjos
Mariana Sandoval
Ricardo Henrique
Sueli Belmonte

Os ruídos da comunicaçãohomem/mulher - percebidos através dos ouvidos delas

ÉTICA E COMUNICAÇÃO ACADÊMICA II

Trabalho apresentado sob exigências da disciplina Ética e Comunicação Acadêmica II, do segundo semestre do curso de Psicologia da Faculdade Ruy Barbosa, visando a obtenção de créditos parciais para a conclusão do curso.
Orientador: Profº José EuclimarXavier Menezes

Salvador – BA
Abril de 2007

Os ruídos da comunicação homem/mulher - percebidos através dos ouvidos delas

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo delinear os possíveis obstáculos na comunicação homem/mulher tendo como base a análise dos discursos das participantes do “As Mulheres e o Amor - O novo relatório Hite, de Shere Hite, sobre suas vivências amorosas, tomandocomo ponto de convergência a relação afetiva que é identificada a partir dos discursos, as principais queixas e a dificuldade de diálogo numa relação de abundância de palavras.
A interferência, a interrupção e os ruídos desses diálogos têm raízes histórico/culturais de dominação masculina, opressão e ausência de substância no falar das mulheres que não sabem muitas vezes como se expressar, emboraisso passe longe de identificar que não há nada para ser dito. Tanto a falta de entendimento é produto da comunicação desordenada, como a comunicação desordenada pode ser um fator no desentendimento.
Outro fato é que, dada a extrema repressão sofrida pela “voz” feminina, que também se personifica pela “vez” feminina, é provável também que essa prolixia se dê por um motivo obvio: não temos palavras.Nesse sentido a mulher não fala de maneira que o homem entenda porque não aprendeu a falar-lhe, e este por sua vez, não aprendeu a ouvi-la: eis a incompatibilidade de estabelecer uma comunicação harmoniosa.
O presente trabalho longe de querer exaurir este tema, tenciona delinear-lo ao longo das esfera historio/cultural e psicológica do ser-humano-mulher.

Palavras-chave
Mulher, voz feminina,dominação masculina, diálogo amoroso.

Os ruídos da comunicação homem/mulher - percebidos através dos ouvidos delas

A queixa de que os homens não ouvem as mulheres é comum para além da psicoterapia. A desafinação entre os discursos de ambos com relação à própria comunicação é tema literário desde que, neste gênero, a mulher ganhou voz – e houve uma época em que elas não a tinham. Asexpressões “desentendimento”, “mal-entendido”, “incompreensão”, “não falam a mesma língua”, “faltou sintonia”, são as mais comuns pra designar casais cuja vida afetiva não vai tão bem. Teria o amor um outro idioma que não aprendemos? Qual seria a verdadeira linguagem do sentimento? É possível um dialogo aberto entre o afeto, característica necessária à vivência humana, e a praticidade que nos é exigida nacontemporaneidade? As respostas vêm desordenadas. Ora aos gritos, ora enrouquecidas, ora sob o silêncio... Mas as mulheres ainda se pronunciam, apesar de todos os ruídos, ainda anseiam por uma comunicação onde possam expressar como gostariam de ser amadas.

A desvalorização da voz feminina tem raízes históricas. Não é que a mulher não fosse educada para falar, mas o contrário, ela era educadapara não falar. Há menos de um século as mulheres da sociedade ocidental não votavam para escolher seus governantes, não podiam ser eleitas, não podiam estudar, freqüentar universidades, era tratadas como propriedade do pai quando solteiras e, depois de casadas, essa propriedade se transferia para o marido... houve a época em que sequer eram contadas. É evidente que este processo não está de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RUÍDOS NA COMUNICAÇÃO
  • Comunicação ruído
  • Ruidos da Comunicação
  • ruidos da comunicação
  • Os ruidos da comunicação
  • Ruídos na comunicação
  • Ruídos da comunicação
  • ruidos na comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!