Os recursos humanos nas organizações

Páginas: 10 (2432 palavras) Publicado: 22 de abril de 2011
Resenha – Gestão de Pessoas
1.1 Modelos de Gestão de Pessoas
Os padrões de relacionamento entre empresas e empregados, mediados e administrados pela área de RH, sofreram significativa evolução no decorrer do último século. O conceito de modelo de gestão de pessoas significa a maneira como uma organização se estrutura para gerenciar e orientar o comportamento humano no ambiente de trabalho. Talmodelo é composto por todos os elementos que interferem de alguma maneira no comportamento dos indivíduos no contexto organizacional. Esse conceito não se restringe ao caráter instrumental da gestão de pessoas, mas diz respeito às diferentes lógicas que influenciam o comportamento na organização. Sendo assim o modelo de gestão de pessoas, sistematiza componentes políticos, ideológicos, sociais ecomportamentais. Podemos citar como exemplo, as políticas de RH com impactos no comportamento dos funcionários e os padrões de interação entre chefia e subordinados.
Segundo Fischer (2002), o modelo de gestão de pessoas relaciona-se intimamente a vários fatores, internos e externos à organização. A interação desses fatores determina o modelo de gestão de pessoas na organização e exerce um papelfundamental na maneira como ela se posiciona no mercado, sua imagem e sua competitividade.
O que diferencia um modelo do outro são as características dos seus elementos constitutivos e sua capacidade de interferir na vida organizacional. Tais elementos, apesar de serem dificilmente determinada de forma empírica dada a sua diversidade e complexidade podem ser identificados no que se refere às suascaracterísticas mais genéricas e estruturais.
Sabemos que princípios, políticas e processos de gestão relacionados ao contexto social da organização são elementos genéricos.
Princípios referem-se às orientações de valor e às crenças básicas adotadas pela organização. A partir dos princípios estabelecem-se as políticas, que são as diretrizes para a prática que buscam objetivos de médios elongos prazos. Processos, por sua vez, são conjuntos organizados de atividades que visam alcançar os objetivos traçados pelas políticas. Esses três elementos podem ainda ser entendidos como constituintes de um desenho organizacional da gestão de pessoas.
Uma ampla analise histórica dos diferentes modelos de gestão de pessoas indica uma sucessão de conceitos chaves e teorias que influenciaram aestrutura dos seus elementos constitutivos no decorrer do último século. Dessa forma implica diferentes modalidades de gestão, essa analise é útil para entendermos as suas tendências atuais.
Podemos observar pelo texto acima que as organizações vêm sofrendo grandes mudanças nos últimos anos devido à nova fase da área de RH e seus modelos de Gestão de Pessoas.
Tais elementos e componentes servem deapoio para uma mudança positiva tanto para a organização quanto para os colaboradores.

1.2 Um breve histórico da gestão de pessoas

1.3 A teoria dos recursos e os desafios atuais da gestão de pessoas
A mudança no comportamento no tratamento de Gestão de pessoas traz para as empresas um novo modo teórico para utilizar no dia a dia das empresas.
A teoria dos recursos representa um arranco emdiscussões das estratégias organizacionais, e aborda á manutenção do sucesso da organização, o foco de estratégia tem como base se em longo prazo, ou seja, pensar não só no hoje mais no amanha e depois e depois e assim por diante um fato interessantíssimo dessas empresas, pois assim teremos um futuro firme e concreto devido os investimentos de tal projeto.
Para esse tipo de teoria e realizadoanalises de todo tipo para ver os prós e os contras.
Uma dessas abordagens argumenta sobre a vantagem competitiva isso sé da pela estratégia de criação de valor econômico enquanto outras empresas estão engajadas em ações semelhantes, essa teoria baseia-se nas premissas da heterogeneidade de recursos, ou seja, alguns desses recursos são muitos caros para ser copiados, e é claro que essa analise...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES.
  • A INFLUÊNCIA DOS RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES
  • recursos humanos nas organizações
  • O PAPEL DOS RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES
  • A Função dos Recursos Humanos nas Organizações
  • A importância da gestão de recursos humanos nas organizações
  • O papel dos recursos humanos dentro das organizações
  • Importância da gestão de recursos humanos nas organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!