Os ratos

Páginas: 7 (1640 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
Análise Literária (2006)
O tema é a pobreza que atormenta o personagem que gostaria de melhorar de vida, e no momento passa por dificuldades financeiras.
O livro conta a história de Naziazeno Barbosa. Ele tinha esposa (Adelaide) e um filho pequeno (Mainho). Tinha emprego em uma repartição, mas mesmo assim estava em dívida com o leiteiro. Eles viviam em condições apertadas, já haviam cortado amanteiga e o queijo da alimentação, mas o leite era necessário para o filho pequeno.
A dívida chegou a tal ponto que o leiteiro deu apenas um dia para Naziazeno cobrir seus gastos. Então começa a luta de Naziazeno para conseguir dinheiro para pagar o leiteiro.
A primeira tentativa foi de pedir o dinheiro ao diretor da repartição. O diretor era um homem novo e bom, muito educado e já haviaemprestado-lhe dinheiro quando seu filho adoeceu.
Naziazeno tinha apenas este plano, apostou todas suas fichas na bondade do diretor. Esperou por ele a manhã inteira, o diretor chegou apenas perto meio dia e Naziazeno não conseguiu falar em particular com ele, acabou pedindo o dinheiro na frente de todos seus colegas de trabalho, o diretor disse não ter nada a ver com suas dívidas e não emprestou odinheiro (bem como seu amigo Alcides havia dito).
Decidiram então, ele e Alcides, jogarem no bicho e tentar a sorte.
Lembraram-se também do Duque, um amigo que poderia ajudar Naziazeno, mas não o encontraram.
Como era meio dia e Naziazeno não havia voltado para casa, estava com muita fome, não tinha dinheiro para comprar nada para comer. Encontrou na rua um velho conhecido, Costa Miranda, explicousua situação e pediu dinheiro emprestado para o almoço. Mas ao invés de se alimentar com o dinheiro emprestado, ele decide ir a uma casa de jogos tentar a sorte. E decidiu não ir ao trabalho à tarde.
O jogo era um vício para Naziazeno, passou a tarde fazendo suas apostas, e no final perdeu tudo, não tinha limites.
Estava voltando para o café e encontrou Alcides, Duque também estava no caféconversando com Mandino (tratavam de negócios).
Os quatro se reuniram. A idéia agora era recorrer a um agiota. Alcides estava devendo para este agiota, mas mesmo assim decide procurá-lo. Mas não adiantou. Recorreram a outro agiota e também nada.
Perguntaram a Naziazeno se ele não tinha algum bem para penhoram. Naziazeno não tinha nada. Alcides tinha. Um anel de bacharel, herança de seu avô. Já estavapenhorado na casa de penhores do Martinez.
Como já era passado de seis horas da tarde, eles resolveram ligar e ir até a casa de Martinez. Este os levou até a loja. Retiraram o anel da penhora, tinham um vale.
Agora precisavam penhorar a jóia em outro lugar e pegar o dinheiro para Naziazeno poder pagar o leiteiro.
Foram a outro joalheiro, mas o homem se decepcionou ao saber que era jóia parapenhora e não para venda. No final das contas eles não conseguem vender o anel.
Duque era esperto, armou uma jogada. Sabia que Mandino tinha dinheiro, mas parecia não querem emprestar.
Duque disse a Mandino que lhe dava o anel em troca do dinheiro, em poucos dias lhe pagaria tudo. Este se encontrava numa saia justa e não tinha como negar o pedido. O dinheiro foi emprestado a Naziazeno, um poucomais até do ele precisava.
O rumo de Naziazeno, ao anoitecer, foi ao sapateiro e depois ao mercado. No sapateiro pegou o sapato de Adelaide que a muito tempo estava no conserto. No mercado comprou queijo e manteiga, achou também um brinquedinho para o filho: dois leõezinhos de borracha com apito (foi o único brinquedo interessante que ele encontrou).
Naziazeno janta a comida que sobrara do meiodia (não havia comido nada o dia inteiro), bebe vinho e come um pedaço de queijo holandês que havia comprado. Conta para Adelaide como conseguiu o dinheiro.
O leiteiro chegaria cedo, antes de Naziazeno acordar, então ele resolveu deixar o dinheiro sobre a mesa da cozinha, junto à panela para despejar o leite. Ele achou melhor não ver o leiteiro, era capaz de começarem a discutir e ele não deixar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • rato
  • os ratos
  • rato
  • Rato
  • Rato
  • rato
  • Os Ratos
  • rato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!