Os progressos das leis e das experiências urbanísticas; os ensinamentos de camillo site; o movimento das cidades-jardim; a cidade linear de arturo soria; a atividade urbanística de berlage.

5279 palavras 22 páginas
1.INTRODUÇÃO
2. DESCRIÇAO E LOCALIZAÇAO DAS AREAS DE ESTUDO
DESCRIÇAO DAS AREAS (CONTINENTE, PAIS, REGIAO, POSOÇAO GEOGRAFICA) CLIMA E POPULAÇAO.
MAPAS, CROQUIS E FOTOS

Arte Gótica

A arte gótica desenvolve-se na Idade Média, dos séculos XII ao XIV. A princípio era conhecida sob o nome de opus francigenum – “obra francesa” - devido à sua principal origem. A arte gótica ficou conhecida também como a “Arte das Catedrais”.
Há controvérsias quanto à denominação “gótica”: alguns autores ligam tal denominação com os Godos, os bárbaros mais conhecidos na Idade Média, também conhecidos pela habilidade como arquitetos. Porém, outros autores crêem que os humanistas do Renascimento tenham adotado o termo “gótico” como sinônimo de bárbaro, no sentido de origem da região de além-Alpes, por oposição a românico.
A arte gótica surgiu num contexto histórico muito importante: final do sistema feudal e início da criação das cidades, ascensão de novas categorias sociais dedicadas ao artesanato e ao comércio, consolidação do absolutismo (como na França e na Inglaterra) e forte influência do clero na vida social e política . É possível dizer que a arte gótica nasceu com as cidades, produto de uma sociedade dinâmica, em evolução. Os habitantes da cidade tiveram grande participação nas construções góticas e eram incentivados por dois motivos: religioso e orgulho cívico, pois a rivalidade entre as cidades era intensa, elas disputavam entre si.
Da França (mais especificamente da Île-de-France, região a Norte de Paris), o estilo gótico espalhou-se por toda Europa. Na Inglaterra, a primeira construção gótica foi a Catedral de Cantuária de 1174, logo depois seguiram outras obras como a Catedral de Lincoln e a abadia de Westminster. O gótico alemão abrange todo o território lingüístico das populações germânicas além de estender sua influência à Europa oriental e à Escandinávia, alguns exemplos são: a Catedral de Colonia (Alemanha) e a Catedral de Santo Estevão (Viena- Áustria). Na

Relacionados