Os Processos Dolorosos Acarretam Uma S Rie De Altera O Fisiol Gicas 1

502 palavras 3 páginas
O processo doloroso causado pelo trauma cirúrgico acarreta alterações fisiológicas que podem ser deletérias, tais como a diminuição na ingestão de água e comida que resulta em perde de peso, catabolismo proteíco e desidratação (livro fisiopatologia e controle da dor). A dor também causa interferência nos sistemas imunológicos e neuroendócrino, causando imunossupressão (BASSANEZI OLIVEIRA FILHO &, 2006), aumento do nível da concentração plasmática dos hormônios adrenocorticotrófico, cortisol e glucagon, além das catecolaminas que resultam no consumo de oxigênio pelo miocárdio e alterações cardíacas como arritmias (Biosci 2008; livro fisiopatologia e controle da dor); um desarranjo do controle autônomo das vísceras abdominais promove a paralisia intestinal e a disfunção urinária. Todos estes efeitos podem resultar em catabolismo, fadiga muscular, disfunção pulmonar, gastrintestinal ou urinária, angústia, exaustão e convalescença prolongada (livro mecanismos da moléstia na cirurgia dos pequenos animais), estes eventos prejudicam a recuperação cirúrgica, levando a atraso da cicatrização do ferimento, aumento do risco de infecção e imobilização prolongado do paciente. (citação original,(GREENE, 2004). tirado de controle da dor em pequenos animais).
A definição clássica de concentração alveolar mínima (CAM) é uma medida da concentração do anestésico inalatório necessária para impedir o movimento intencional em 50% dos indivíduos expostos a um estímulo nocivo supra máximo. (Quasha et al.1980).
Os opióides são amplamente utilizados no manejo de dor pós-operatória (Patofisiologia da dor) e também são capazes de reduções dramáticas de CAM de 50% ou superiores. No entanto, o uso desse grupo de fármacos, incorre inúmeras desvantagens relacionadas ao fato de que essas substâncias são altamente viciante e, portanto, são classificadas como substâncias controladas (Boscan et al. 2011). Além disso, podem induzem inúmeros efeitos adversos, como alterações mentais e

Relacionados