os processos de planejamento na construçao das politicas sociais no brasil

Páginas: 10 (2272 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
1. INTRODUÇAO


Este trabalho, trabalho estará desenvolvendo a trajetória das políticas sociais brasileiras no período de 1960 a 1980. No qual abordara as posturas do serviço social no período citado a cima, seus comportamentos diante da psicologia social e a critica desse período, no qual foram abordados, tendo em vista o surgimento do serviço social no Brasil, seus desafios, suas conquistase seu avanço, na política socioeconômica e política do Brasil.
Tendo em vista, em que os momentos históricos, no contexto da ciência do serviço social, se passavam na época da ditadura política do nosso país. Embora, como tudo o serviço social e aplicado no Brasil por influencia, estrangeira, pois já ocorria o estudo e atuação do serviço social em outros países, Por sua vez noBrasil esta mesma muda o cenário nacional, que vamos observar a seguir.
Desde a década de 1930,quando o Brasil passava pela ditadura militar,o país foi impedido de ter e concretizar seus direitos sociais, pois sofria as causas do poder e domínio do neoliberalismo daquela época. A política se encontra entre a disputa desigual, entre o capital e o trabalho por ganhos particulares mesmode forma diferenciada os rumos da política social no Brasil sofre algumas influencia hegemônicas estrangeiras, mesmo que algumas se encontravam de forma desconectadas.
Mudanças ocorridas na pratica da política social no Brasil, não se constitui de forma isolada, mas fizeram parte do processo mundial de reestruturação capitalista, iniciado no final dos anos 70, cuja sua justificação no sistemaneoliberal desde então dominante.
Esse sistema por sua vez pretendia privilegia o mercado como agente principal do bem estar dos indivíduos que tinham que por sua vez, exerce influencia sobre o Brasil.o triunfo do neoliberalismo sofre a política social pós guerra vigorou entre 1945 e 1975.
Desmontando os três pilares sociais democratas que sustentaram durante o domínio dos 30 anos gloriosos comesse tipo de política surge à universalização de direitos sociais, de um país socioeconômico acima da miséria, abaixo do qual ninguém deveria viver.
Devemos entender que embora se antes de 1930 o país era rural, agrícola, restrito as elites e voltado para o exterior, com as transformações ocorridas na política sociais e econômicas, no país. Apos 1930, o mesmo se torna um país industrializado eurbano voltado para um estado nacional em construção.
Graças a esse novo país ocorreu às primeiras transformações trabalhistas e previdenciárias, isso não impediu de que no Brasil ainda prevalecesse o meio rural e agrícola. Mesmo o Brasil sendo dependente economicamente e culturalmente surge o WELFARE STATE EUROPEU o qual simbolizava em serviços públicos e básicos, incluindo os sociais, de comogarantia uma ordem jurídica que regulava relações entre capital e trabalho.
Assim essa organização social política e econômica se instituíram a partir de 1930 direitos sociais reivindicados por trabalhadores associados e organizados, embora sob o poder da ditadura de Vargas.
Após o governo de Vargas configura no Brasil uma nova política com o governo republicano do revolucionário JUSCELINOKUBISTESCHECK, considerado ate então o mais democrático.
A política social teve um papel marginal, embora o governo de JUSCELINO quisesse ter e fazer um progresso repentino de 50 em 5 anos, o grande crescimento do ramo industrial a política social só serviu como peça subsidiaria na realização do progresso.
Com o golpe militar de 1964 a política e social foi amplamente utilizada como compensação aocercamento dos direitos civis e políticos, praticadas pelo o estado, que graças à existência a época de um ciclo econômico expansivo internacional, dando continuidade à industrialização do país.
Em meados dos anos de 1970, a findar o ciclo da economia internacional, todo o mundo capitalista inicia-se uma nova crise, que se prolonga ate hoje, crise esta causada pelo desequilíbrio entre a acumulação e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os processos de planejamento na construcao das politicas sociais no brasil
  • OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
  • os processos de planejamento na construção das politicas sociais no brasil
  • os processos de planejamento na construção das políticas sociais no Brasil
  • os processos de planejamento na construção das politicas sociais no brasil
  • OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL.
  • os processos de planejamentos na construção das politicas sociais no brasil
  • os processos de planejamento na construção das políticas sociais no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!