OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL.

Páginas: 6 (1380 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
Portfólio do Curso de Serviço Serviço Social - 3° Semestre UNOPAR

Tema: OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL.

1 INTRODUÇÃO
A partir do capitalismo, que surge a política social, por meio de movimentos, mobilizações por parte da classe operária vindas das revoluções industriais no século XIX. A política social foi um processo de estratégia para resolveros conflitos.
O histórico a política social do Brasil vai encontrar na Constituição de 1988, a questão da seguridade social para o país, com uma Seguridade universal, solidária, democrática e sobre a responsabilidade do estado.
A área da seguridade social é apresentada como novidade no campo da política social brasileira, com isso os assistentes sociais têm grande participação nas políticassociais do Brasil, apresentando elementos que esclareça e colaborem com os esforços empreendidos e intelectuais, no caminho de construir uma política social de assistência social efetivadora de direitos sociais.


2 DESENVOLVIMENTO
Na conjuntura histórica brasileira indentifica-se uma situação que vem definindo e reafirmando desde 1930, mudanças na esfera políticas e econômicas, pela identificaçãode um estado no seu papel articulador a um padrão de políticas de desenvolvimento na acumulação do capital a uma sociedade.
As Políticas sociais têm a contradição entre o capital/trabalho, essas políticas podem influenciar e serem influenciadas pelas relações entre o Estado, mercado e a sociedade em diferentes formas. Desde o período colonial, o Estado brasileiro desenvolveu ações na áreasocial. A assistência ficava a cargo de irmandades religiosas, das sociedades de auxilio mútuo e ás Santas Casas de Misericórdia.
Em 1930 na política populista de Getúlio Vargas, surge o Estado de Bem-estar social, entram a Previdência Social com mecanismos de controle das classes subalternas, classes operárias. Nesse período criou-se o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e uma Legislaçãotrabalhista e previdenciária. A integração da Previdência social era um incentivo e fortalecimento ao mercado, facilitando a realização econômica do liberalismo no Brasil.
Na década de 1970 com o projeto desenvolvimentista, o progresso, crescimento econômico mantém o modelo urbano industrial, com a contradição capital/trabalho, fazendo acontecer um cenário social caótico, com grandes centrosindustriais como a capital de São Paulo. No Final da década de 1970 e a partir de 1980 os programas assistenciais voltam para a distribuição gratuita de bens e serviços sociais.
Em 1990 o modelo Neoliberal revaloriza o setor voluntario da sociedade, emerge um modelo de proteção social, o Estado passa a dividir com a sociedade civil as suas responsabilidades sociais, entram em cena a família, organizaçõessem fins lucrativos, ONGs e organizações filantrópicas como agentes do bem-estar. A política social é hoje composta por um conjunto de políticas, programas e ações, esses conjuntos expressam o atendimento aos direitos sociais, garantia de oportunidades e o enfrentamento de situações de vulnerabilidade social.
A Questão social, o desenvolvimento social era natural do desenvolvimento econômico edos investimentos estatais. Os investimentos econômicos nessa época geravam novos empregos e criavam novos postos de trabalho, possibilitando assim um movimento de inclusão social dos setores da sociedade via trabalho.
Final da década de 1980, o sistema de proteção social tem como pilar central o trabalho, o estatuto da cidadania sempre associado ao individuo no mercado de trabalho. Na atualidadese tem uma rede de proteção social, de segmentos com acesso ao mercado,
Enfrentar a pobreza significa a formulação de políticas sociais focalizadas nos grupos sociais. Devemos ressaltar que na década de 80 não havia políticas de desenvolvimento que se preocupasse com o país como um todo.
O caso brasileiro e as políticas de natureza sócio-assistencial, impulsionadas pela Constituição de 1988...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os processos de planejamento na construcao das politicas sociais no brasil
  • OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
  • os processos de planejamento na construção das politicas sociais no brasil
  • os processos de planejamento na construção das políticas sociais no Brasil
  • os processos de planejamento na construção das politicas sociais no brasil
  • os processos de planejamentos na construção das politicas sociais no brasil
  • os processos de planejamento na construção das políticas sociais no Brasil
  • Os processos de planejamento na construção das politicas sociais no Brasil:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!