os processos de planeamento na construção das politicas soiais no brasil

2271 palavras 10 páginas
SUMARIO

INTRODUÇÃO................................................................................................. 4
CONSTRUÇÃO TEXTUAL – OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL..............................................................................................................5
CONCLUSÃO...................................................................................................10
REFERENCIAS.................................................................................................11

Introdução

Nos acostumamos a ouvir a palavra “projeto” nas mais variadas utilizações: seja no que se refere a um “projeto de vida”, um “projeto empresarial”, um “projeto de pesquisa” ou mesmo um “projeto social”. A ampla utilização da palavra “projeto” no nosso cotidiano, muitas vezes equivocada ou leviana, por si só justificaria a importância da presente disciplina se está se limitasse a tratar da gestão de ações planejadas.
Porém, Elaboração e Planejamento de Projetos Sociais adota um viés muito mais promissor. Em vez de se constituir em um roteiro de procedimentos para o bom andamento dos projetos sociais, busca trazer à tona uma discussão de princípios e temas fundamentais àquilo que se considerou “questão social”.

Desenvolvimento:

O mundo “civilizado” está em constante transformação e, nele, a sociedade se revê, suas práticas se modificam, assim como modificam as legislações, as convenções e os tratados, desde situações mais específicas até situações mais globais.
As políticas sociais no Brasil começaram a surgir no início do século XX e existiam somente como uma alternativa para conter os conflitos existentes entre a classe dominante e a classe dos trabalhadores, a fim de harmonizar essas relações, e não com o intuito de gerar o bem estar social. A implantação das políticas sociais no Brasil se deu em um processo lento, estas

Relacionados