Os processos de emancipa ao na frica e na sia

3136 palavras 13 páginas
INTRODUÇÃO
Entre o final do século XIX e o inicio do século XX, os países industrializados transformaram o continente africano e grande parte da Ásia em colônias protetorados. A intensa disputa por esses territórios foi um dos principais motivos das duas guerras mundiais.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os impérios coloniais começaram a desmoronar e o domínio que as nações européias exerciam nesses territórios deu lugar ao surgimento de novas nações politicamente independentes.
Em geral, os processos de independência foram modificados por ideais nacionalistas e muitas vezes, com a eclosão dos conflitos sangrentos. Apesar da liberdade conquistada os traumas de décadas de espoliações e humilhações desses povos deixaram marcas profundas no continente, como a miséria e os conflitos étnicos que perduram até hoje.

Causas da descolonização

A descolonização da Ásia e da África está relacionada com a decadência da Europa, motivada pela Primeira Guerra Mundial, pela crise de 1929 e Segunda Guerra Mundial.

Outro fator será o despertar do sentimento nacionalista na Ásia e na África, impulsionado pela decadência da Europa e pela Carta da ONU, que, em 1945, reconheceu o direito dos povos colonizados à autodeterminação. O ponto máximo do nacionalismo será a Conferência de Bandung (1955), ocorrida na Indonésia que estimulou as lutas pela independência.

A guerra fria e a polarização entre EUA (capitalismo) e a URSS (socialismo) também contribuiu para o fim dos impérios coloniais. Cada uma das superpotências via na descolonização uma oportunidade de ampliar suas influências políticas e econômicas.

É importante lembrar que o termo “descolonização” não deve ser confundido com o fim das mazelas coloniais. É sabido que, em muitos casos, apesar da conquista da soberania política e restabelecimento dos Estados nacionais na África e na Ásia, a condição de dependência de muitos países em relação á Europa foi mantida, principalmente a econômica. Também é sabidos que a

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas