Os processos de desenvolvimento da criança no âmbito escolar

Páginas: 11 (2613 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
Prática Integrativa III
Curso de Psicologia - CCS
Universidade de Fortaleza


Os processos de desenvolvimento da criança no âmbito escolar
Autores: (Marília Alves, Sarah Sousa)
Profa. Orientadora: Maira Maia

Palavras-chaves : Desenvolvimento; Criança; Relação professor e aluno; Processos cognitivos



Resumo
O presente artigo teve como objetivo geral investigar os processoscognitivos, sociais e afetivos em um grupo de crianças no âmbito escolar. Através da prática da observação não participativa podemos coletar nossos dados sem ter uma interferência no fenômeno. O desenvolvimento desse artigo nos possibilitou a novas informações sobre o desenvolvimento da criança na escola, e como é sua relação com o professor e com a interação entre as crianças em si.

IntroduçãoO presente trabalho, requerido como avaliação da disciplina de Prática Integrativa III, ministrada pela professora Maíra Moura, do curso de graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), tem como objetivo geral investigar os processos cognitivos, sociais e afetivos das crianças no âmbito escolar.
O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver habilidades de observaçãopsicológica e de análise documental para o levantamento de situações problemas em processos de desenvolvimento humano (processos psicológicos, biológicos e sociais) para a proposição de soluções. Com este intuito definimos os seguintes objetivos específicos: Utilizar procedimentos de observação e estudo de campo nos diversos fazeres psicológicos; Descrever processos de desenvolvimento humano(processos psicológicos, biológicos e sociais) a partir da vivência de situações reais; Vivenciar processos de supervisão como parte da formação de habilidades do psicólogo.
A construção desse trabalho nos possibilitou buscar novas informações sobre o desenvolvimento da criança no seu ambiente escolar, como é a relação do professor com as crianças; e a interação entre as crianças em si.Foi de grande relevância o estudo desta disciplina para o nosso aprendizado,pois foi a partir disso que podemos ver e acompanhar através da observação não participativa e compreender melhor estes processos no período inicial da vida escolar.
Utilizamos, no trabalho, princípios de pesquisa qualitativa que visa analisar dados básicos para o desenvolvimento e a compreensão dasrelações entre o ser social e sua situação (GASKELL,2002). A coleta de dados foi através da observação não participativa,o investigador não interage de forma alguma com o objeto do estudo no momento em que se realiza a observação,logo não poderá ser considerado participante.Este tipo de técnica reduz substancialmente a interferência do observador no observado e permite o uso de instrumentos deregistro sem influenciar o objeto do estudo (Bogdan e Biklen, 1994).
O trabalho foi dividido em introdução,(fala um pouco sobre cada tópico)metodologia,resultados e discussões e considerações finais.
Metodologia
Este trabalho foi baseado em pesquisas qualitativas,são apropriados quando o fenômeno em estudo é complexo, de natureza social e não tende à quantificação. Normalmente, sãousados quando o entendimento do contexto social e cultural é um elemento importante para a pesquisa. Para aprender métodos qualitativos é preciso aprender a observar, registrar e analisar interações reais entre pessoas, e entre pessoas e sistemas.(Liebscher,1998); E pesquisa bibliográfica tem como procedimento metodológico que se oferece ao pesquisador como uma possibilidade na busca de soluçõespara seu problema de pesquisa. Para tanto, parte da necessidade de exposição do método cientifico escolhido pelo pesquisador;expõe as formas de construção do desenho metodológico e a escolha dos procedimentos;e demonstra como se configura a apresentação e análise dos dados obtidos.
Escolhemos como referência teórica um dos principais representantes do desenvolvimento infantil; Jean...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento cognitivo em crianças em idade escolar
  • a dança escolar no desenvolvimento social da criança
  • COMO OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS POSSIBILITA A QUALIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE...
  • Desenvolvimento cognitivo da criança na fase pré
  • A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA FASE ESCOLAR
  • Desenvolvimento da personalidade da criança em idade pré-escolar
  • O brincar da criança no seu estágio de desenvolvimento escolar e familiar
  • A Importância do lúdico no processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!