Os principais expoentes da sociologia jurídica

Páginas: 6 (1429 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
NTRODUÇÃO

Sociologia é a ciência que estuda a vida em sociedade, procurando descobrir os componentes que formam essa convivência social, seus segredos e a relação entre os membros que compõe essa vida em grupo. Quando falamos em sociologia logo vem o pensamento de “vida em grupo”, ou seja, pessoas que se interligam por meio de associações e instituições em um determinado grupo de pessoas. Asociologia tem uma base teórica, que é estudar os fenômenos sociais e tentar explicar a relação dos homens que compõe a mesma. Pode-se dizer também que um dos mais fascinantes e específicos estudos da sociologia é compreender as diversas sociedades e suas culturas. O estudo desta ciência não diz interesse unicamente aos profissionais da área, ma sim, a todos os participantes desta vida em grupo,auxiliando desde formação de família em sociedade, ate mesmo na constituição de grandes empresas presente nesta forma de convívio social. O conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defrontam na vida cotidianas, das suas múltiplas relações sociais e, consequentemente, de simesmas como seres de fato sociais. Percebe-se, portanto, que a Sociologia se formou a partir de uma necessidade de convivência do homem em grupo. Primeiramente, a sociologia assumiu o papel intelectual de repensar o problema da ordem social, enfatizando a necessidade da existência de instituição como a autoridade, a família, a hierarquia a destacando a importância teórica delas para o estudo dasociedade. Segundo Le Play (1806-1882), não seria o indivíduo isolado o elemento fundamental para a compreensão da sociedade, mas sim a unidade familiar. Estudou diversas famílias de trabalhadores sob a industrialização e pôde observar que elas estavam mais instáveis do que anteriormente. Le Play acreditava que se os respectivos papéis tradicionais do homem e da mulher dentro da família fossemresgatados, as famílias e a própria sociedade poderiam adquirir mais equilíbrio.

No presente trabalho iremos conhecer um pouco da vida e das obras de alguns dos primeiros pensadores e estudiosos da sociologia científica.





KARL MARX (1818-1883)

Karl Heinrich Marx, filósofo e economista alemão, nasceu em Trier (atual Alemanha Ocidental) 5 de maio de 1818. Estudou na Universidade deBerlim, interessando-se se principalmente pelas ideias do filósofo Hegel. Formou-se pela Universidade de Iena em 1841. Em 1842 assumiu o cargo de redator-chefe do jornal alemão Gazeta Renana, editado em Colômbia, onde tinha a postura política de um liberal radical. Ele queria descobrir a causa dos conflitos de classes provocadas pela revolução Industrial e o meio de resolvê-los.

1845 a 1848 viveuem Bruxelas, onde participou de organizações clandestinas de operário e exilados .Em 1847 redigiu com Engels O Manifesto Comunista , da teoria que , mais tarde ,seria chamada de marxismo. Marx voltou para Alemanha. Em 1864 Marx fundou a Associação Internacional dos Trabalhadores, depois chamada Primeira Internacional dos Trabalhadores com o objetivo de organizar a conquista do poder peloproletariado em todo o mundo.
Em 1867 publicou o 1º volume de sua obra mais importante, O Capital, livro em que faz uma crítica ao capitalismo e a sociedade burguesa. Marx é o principal idealizador do socialismo e do comunismo revolucionário. O marxismo – conjunto das ideias político – filosóficas de Marx – propunha a derrubada da classe dominante, a burguesia, através de uma revolução doproletariado. Marx criticava o capitalismo e seu sistema de livre empresa que , segundo ele, pelas contradições econômicas internas, levaria a classe operária à miséria. Propunha uma sociedade na qual os meios de produção fossem de toda a coletividade.

Émile Durkheim (1858-1917)
David Émile Durkheim, sociólogo francês, nasceu em Épinal a 15 de abril de 1858. Estudou na École Normale Supérieure de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • os principais elementos teóricos da sociologia juridica
  • A sociologia na escola: novos expoentes
  • primeiro expoente da sociologia
  • Principais linhas e expoentes da teoria da literatura
  • Escolas de relações humanas e seus principais expoentes
  • Sociologia jurídica
  • Sociologia juridica
  • A sociologia juridica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!