Os princípios da contabilidade segundo cfc e cpc

Páginas: 7 (1509 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Os princípios de Contabilidade Segundo o CFC e CPC
A emissão de pronunciamentos sobre Princípios de Contabilidade para orientação dos contadores no exercício de sua profissão teve início nos Estados Unidos, na década de 1930, após a quebra da bolsa de Nova Iorque.
No Brasil, o IBRACON (Instituto Brasileiro de Contadores) teve importante participação para o início da normatização dos PrincípiosContábeis, o que ocorreu com a Circular 179/72 do Banco Central do Brasil e o trabalho intitulado Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade em 1986. Em 1981, com a resolução nº 530, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) se pronunciou acerca dos Princípios Contábeis, e aperfeiçoou aquela resolução publicando em 29 de dezembro de 1993 a Resolução nº750.

Comitê de Pronunciamentos ContábeisO comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é uma entidade autônoma criada pela Resolução e CFC n 1.055/05.
Tem como objetivo, estudar, preparar e emitir pronunciamentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade e divulgar informações dessa natureza, para emitir a emissão da e normas pela entidade reguladora brasileira visando à centralização e uniformização do processo de produção, levandosempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira às normas internacionais de contabilidade.

Conselho Federal de Contabilidade
O Conselho federal de contabilidade – CFC foi criado com o intuito de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade.
É de caráter corporativo sem vínculo com a Administraçãopública do Brasil. A resolução de CFC n 750/93 dispõe sobre os princípios contábeis.
Os princípios contábeis representam a essência das doutrinas e teorias relativas à ciência da contabilidade.
OS PRINCÍPIOS CONFORME A RESOLUÇÃO CFC Nº 750

Entidade
Continuidade
Oportunidade
Registro pelo valor original
Atualização monetária
Competência
Prudência

I- Principio da Entidade: Esse princípioreconhece o patrimônio da contabilidade e afirma autonomia, a necessidade de diferenciação de um patrimônio existentes, independente de pertencer a uma pessoa , uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade,com ou sem fins lucrativos.
Exemplo: O patrimônio da empresa não se pode confundir como dos proprietários /sócio

II- Princípio da continuidade: A continuidade influênciavalor econômico dos ativos e em muitos casos o valor ou vencimento dos passivos especialmente quando a extinção da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível.

III- Principio da oportunidade: Esse princípio refere-se simultaneamente á tempestividade é a integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta,independentemente das causas que as originam.

IV- Principio do Registro pelo Valor Original: Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior expresso o valor presente na moeda do país que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregações ou decomposições no interior daentidade.

V- Princípio da atualização monetária: Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidas nos registros contábeis pelo ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.

VI- Principio da Competência: As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, simultaneamente sempre que serelacionarem, independente de recebimento ou pagamento.
O principio da competência determina quando as alterações no ativo e no passivo resultam em aumento ou diminuição no Patrimônio Líquido estabelecendo as diretrizes para a classificação das mutações patrimoniais, resultantes da observância do Principio da Oportunidade.

VII- O Principio da Prudência: Esse princípio impõe a escolha da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principios fundamentais da contabilidade cvm / cfc / cpc
  • . Fazer uma pesquisa detalhada dos princípios contábeis segundo o cpc, cfc e cvm.
  • Quadro comparativo, entre os princípios e postulados contábeis elaborados pela comissão de valores mobiliários...
  • Uma análise dos Princípios de Contabilidade segundo a resolução CFC nº 1282/2010
  • Principios da contabilidade e cpc
  • Princípios contábeis uma analise comparativa cpc-cfc
  • Estrutura conceitual básica da contabilidade segundo o CFC
  • OS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS SEGUNDO A RESOLUÇÃO CFC Nº 750/93

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!